Cid Gomes sobre Lava Jato: “Não se pode criar justiceiros”

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Cid Gomes (PDT) chamou de “espetáculo” a 24ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Aletheia, que cumpriu mandado de condução coercitiva e busca e apreensão contra Lula e seus familiares. “O que me preocupa nessas questões é transformar em espetáculo. A gente tem que ter certo respeito com a nossa história", comentou.

Cid Gomes transmissão do cargo de ministro da Educação - Agência Brasil

Segundo ele, “não é razoável que a gente crie justiceiros. Justiça é algo sempre desejado, almejado e sonhado. Mas o risco de fazer da Justiça ou transformá-la em uma coisa justiceira, em espetáculo, é algo que a gente deve cuidar para que não se torne lugar comum”.

Para Cid Gomes, no entanto, há também um sentimento de que o Brasil está mudando no sentido de punir envolvidos em atos ilícitos, independente do grau de importância.

“Aquela sensação que existia há um tempo atrás, que só ia preso ladrão de galinha, pobres, estamos vendo que o Brasil está mudando nesse sentido. Hoje temos senador, altos empresários atrás das grades e sendo processados”, avaliou, durante ato político de filiação de seu irmão Ivo Gomes ao PDT, em Sobral.