Espetáculo teatral com apresentação única homenageia Soledad Barrett

Depois de 42 anos da morte da militante de esquerda, Soledad Barrett Viedma, um espetáculo teatral abre caminho para que a história de sua vida e luta política sejam encenados no palco. A peça é gratuita e ocorrerá em uma única apresentação no domingo (6), das 17 horas às 18 horas ,no Sesc Interlagos, na capital paulista. A atividade faz parte da programação do mês da mulher: Mostra de Solos Cênicos de Mulheres.

Soledad Barrett no teatro - Foto: Flávia Gomes

O espetáculo "Soledad – A terra é fogo sob nossos pés", da companhia Cria do Palco (Recife) conta a história de Soledad, militante paraguaia, que após ter lutado na América Latina, vem militar no Brasil. No Recife, teve sua vida de lutas contra as opressões de classe e em busca de liberdade e igualdade social interrompida. A obra não assume tão somente um caráter memorialista e de denúncia, mas sobre algo que se quer contar hoje, traçando uma analogia com os períodos políticos do regime militar e o presente.

A peça, do grupo Cria do Palco, será encenada pela atriz pernambucana e idealizadora do espetáculo, Hilda Torres, e terá direção da atriz e diretora paulista, Malú Bazan. As duas também são responsáveis pelo texto do monólogo. A artista plástica Ñasaindy de Araújo Barrett, filha de Soledad, assina algumas músicas e a identidade visual do projeto, que estabelece um diálogo intenso com a música. “Falar sobre Soledad é traçar um caminho de poesia onde a dor e a alegria estão juntas, seguindo em marcha para erguer os ideais libertadores. Falar sobre ‘Sol’ é falar de um pedaço de todos nós que nos impulsiona diariamente a enfrentar, resistir, sem nunca abrir mão do brilho nos olhos ao imaginar um mundo melhor com direitos iguais para todos e todas na compreensão das nossas diferenças”, comentou a protagonista da peça.

A montagem sobre a vida de Soledad nasceu de uma pesquisa intensa que teve início depois que Hilda ganhou de um amigo o livro Soledad no Recife, de Urariano Mota, no ano de 2014. A partir de então teve início uma série de entrevistas e pesquisa documental sobre a vida da guerrilheira paraguaia. Entrevistas com ex-presos políticos, parentes de pessoas desaparecidas durante a ditadura brasileira, militantes que tiveram, ou não, contato com Soledad. Pesquisa em documentos da época e no relatório final da Comissão da Verdade.

Ficha técnica:
Atriz, idealizadora e coordenadora do projeto: Hilda Torres
Direção e Concepção de cenário e figurino: Malú Bazan
Dramaturgia: Hilda Torres e Malú Bazan
Pesquisa Histórica: Hilda Torres, Márcio Santos e Malú Bazan
Direção Musical: Lucas Notaro
Operação de som e Produção: Márcio Santos
Arte visual: Ñasaindy Lua
Realização: Cria do Palco
Duração: 70 minutos