Políticas sociais do Brasil são referência para AL, diz Cepal 

O secretário-geral adjunto da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Antonio Prado, avalia que as políticas do Brasil de redução da desigualdade e de combate à pobreza são “referência” para outros países da região. As declarações antecederam a visita da presidenta Dilma Roussef à sede da entidade no dia 27 de fevereiro. O secretário também defendeu a presença do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Revista o Brasil Mudou - Reprodução

“É muito importante dizer que a própria prática de política econômica e social do Brasil passa a ser uma referência relevante. O combate à pobreza no Brasil foi muito bem-sucedido, com políticas bem estruturadas, bem coordenadas e que vêm sendo motivo de exemplo para vários países da região”, diz.

O economista diz que protagonismo brasileiro se estende às discussões sobre o desenvolvimento sustentável e questões climáticas. “O Brasil tem dado exemplos bastante fortes no sentido de permitir que uma agenda mais ambiciosa de transformações dos problemas internacionais possam encontrar solução”, afirma.

A maior participação brasileira em foros internacionais de discussão também comprova a posição de liderança do país, segundo o dirigente. “O Brasil é a sétima economia mundial, é um país com grande população, que tem grande capacidade também de liderança e de influência”, considera.

Conselho de Segurança da ONU

O tamanho do Brasil no cenário global, de acordo com Prado, coloca o País em condições de assumir uma posição geopolítica relevante fora da América Latina, em organismo como o Conselho de Segurança da ONU.

“[O Brasil] tem um papel a cumprir não somente nos foros regionais, como o Mercosul, a Unasul, a Celac, mas também em organismos extra-regionais como os Brics. [E] fundamentalmente em organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional, como o Banco Mundial e as próprias Nações Unidas, onde o Brasil há muito tempo vem lutando para fazer parte do Conselho de Segurança”, defende.