Polícia Federal investigará FHC por envio de dinheiro ao exterior

O Ministério da Justiça divulgou nota nesta sexta-feira (26) na qual informa que a Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso de remessa de dinheiro ao exterior realizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à jornalista Mirian Dutra Smith, com quem teve um caso extraconjugal. De acordo com a jornalista, essa empresa era a Brasif Exportação e Importação, concessionária à época do governo FHC das lojas duty free nos aeroportos brasileiros.

FHC e Mirian Dutra

Na última terça-feira (23), um grupo de deputados federais do PT e PCdoB foi ao Ministério da Justiça entregar ao ministro pessoalmente uma representação que formaliza um pedido de investigação sobre as denúncias que surgiram recentemente envolvendo o ex-presidente FHC.

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), as informações relatadas pela jornalista apontam para crimes de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária. “É preciso que se investigue. O Brasil está numa fase de investigar todos os agentes públicos, então, nós fomos pedir para que se analise a possibilidade fazer a investigação dessas denúncias. A sociedade tem o direito de ser esclarecida”, declara.

“Queremos impedir uma investigação seletiva e garantir uma apuração irrestrita e completa”, diz o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), que assinou a representação em nome de seu partido.

O documento foi assinado pelo deputado e advogado Wadih Damous. No texto, Damous descreve: “Não se trata, por óbvio, de adentrar na intimidade da vida amorosa do ex-presidente, no entanto, os fatos relatados podem ser tipificados como crime de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária, o que torna inafastável a atuação de sua excelência, através de pedido de abertura de inquérito ao Departamento de Polícia Federal, acerca dos fatos aqui narrados”.