PCdoB nega ruptura com o PMDB na capital do Rio de janeiro

 O presidente do PCdoB carioca, Carlos Lima (Carlão), distribuiu nota nesta sexta feira em que contesta a informação divulgada pelo jornal O Globo online de que a deputada Jandira Feghali teria deixado de apoio o PMDB na capital.  

Militante PCdoB com bandeira

A nota do dirigente comunista afirma que o jornal "distorce as palavras da nossa camarada deputada Jandira Feghali e faz inferências que não coadunam com a tradição do PCdoB de honrar suas alianças em prol do povo, especialmente o povo pobre e trabalhador" e que "o PCdoB Carioca não fez nenhum debate sobre rompimento de aliança e nem está no seu horizonte tal discussão".

Leia a íntegra da nota:

 

Surpreendido com a nota publicada no Globo Online em 25 de fevereiro, sob o título “Jandira Feghali pula fora da aliança com o PMDB do Rio de Janeiro”, tenho a declarar que o seu conteúdo não corresponde à realidade. O jornalista distorce as palavras da nossa camarada deputada Jandira Feghali e faz inferências que não coadunam com a tradição do PCdoB de honrar suas alianças em prol do povo, especialmente o povo pobre e trabalhador. O atual quadro político é complexo e o PCdoB Carioca não fez nenhum debate sobre rompimento de aliança e nem está no seu horizonte tal discussão. O posicionamento político do PCdoB da Capital, aprovado recentemente na sua Conferência Municipal é, no campo majoritário, lançar candidatura própria ou apoiar candidaturas do arco de alianças da Presidenta Dilma, tendo como referência central, no campo proporcional, eleger vereador.

O PCdoB do Rio de Janeiro participa da gestão do prefeito Eduardo Paes à frente da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, que vem realizando um vigoroso trabalho de promoção da cidadania das mulheres, especialmente aquelas desprovidas de proteção social, através das Casas da Mulher, e ações sociais em diversos bairros da Capital. Uma das grandes conquistas da SPM foi a criação do Conselho dos Direitos da Mulher – CODIM–Rio, uma reivindicação de mais de 30 anos das cariocas. Também participa dessa gestão dirigindo a Coordenadoria da Juventude Carioca, que realiza um intenso trabalho de implementação das diretrizes aprovadas nas 1ª e 2ª Conferências Cariocas da Juventude e nesse momento realiza os preparativos para a 3ª Conferência que vai aprovar o primeiro plano municipal de juventude. Está na Fundação Planetário, que sob a gestão dos comunistas cresceu em importância e abriu as suas portas aos cidadãos através de diversos programas inclusivos.

A prefeitura do Rio de Janeiro, sob a administração do Prefeito Eduardo Paes, vem sendo bem avaliada pela sociedade carioca notadamente na realização das grandes obras estruturantes em sintonia com os projetos federais e tem demonstrado capacidade de enfrentamento às mazelas geradas pela atual crise mundial, municipalizando equipamentos públicos estaduais por exemplo. Mostrou-se plenamente preparada para os grandes eventos que ocorreram, como a Copa do Mundo, e os vindouros, como as Olimpíadas Rio 2016. É claro que muitos problemas envolvendo mobilidade, habitação, saúde, educação e cultura, no escopo da cidade, ainda estão sendo enfrentados, e outros ainda estão por serem resolvidos, e contarão com luta e a garra do PCdoB para que as soluções sejam voltadas para a melhoria da vida do povo.

Salientamos o papel progressista e avançado que o PMDB da Capital do Rio de Janeiro, nosso aliado, vem desempenhando para reforçar o bloco contra os setores conservadores que, inconformados com a derrota em 2014, vem tentando golpear a democracia cassando o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff.

A nota publicada de maneira equivocada pelas Organizações Globo nos leva a reforçar a luta pela democratização dos meios de comunicação e pela aprovação da regulamentação para controle social dessa atividade. A grande mídia vem prestando um desserviço ao país na medida em que essas empresas atuam como um partido político engajado com outros setores institucionais, políticos e econômicos no processo de desestabilização dos governos ligados aos projetos populares utilizando-se de instrumentos não republicanos na destruição de reputações, especialmente de lideranças de esquerda.

Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2016

Carlos Lima (Carlão)
Presidente do PCdoB Rio