De Olímpia para Brasília: “Na Trilha da Tocha”

Brasília será a primeira cidade brasileira a ter contato com a Tocha Olímpica 2016, que desembarca por aqui no dia 3 de maio, vindo da cidade grega de Olímpia. É da capital federal, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, que o símbolo dos Jogos Olímpicos parte numa espécie de peregrinação por mais de 330 municípios brasileiros.

De Olímpia para Brasília: “Na Trilha da Tocha” - Embratur

Essa é a primeira escala da Tocha e a reportagem número um da série "Na Trilha da Tocha", uma produção especial da Agência de Notícias do Turismo da Embratur, que fará matérias exclusivas com roteiros dos principais destinos por onde o fogo olímpico irá passar.

O cenário onde a tocha estreia em solo brasileiro não poderia ser mais representativo da modernidade e da vanguarda na arte e na arquitetura. Brasília, destino de estudo de arquitetos de todo o mundo, é um verdadeiro museu a céu aberto.

Os traços sinuosos de Oscar Niemeyer, o traçado urbano surpreendente de Lúcio Costa, o paisagismo de Roberto Burle Marx, a arte gráfica de Athos Bulcão, só para citar o time pioneiro, compõem um mosaico de referências imperdíveis para públicos de interesses diversos.

Brasília é impregnada também de pedaços de Brasil em cada esquina (elas existem, sim), com sotaques, jeitos e comidas trazidas pelos pioneiros que largaram suas cidades para construir o sonho brasileiro. Destino de turismo cívico, cultural, a cidade amplia cada vez mais sua vocação no segmento de negócios e lazer, com oferta de ecoturismo e turismo de aventura a poucos quilômetros do centro.

A cidade do rock, que lançou ídolos como Renato Russo, Cássia Eller, Capital Inicial, e tantos outros, tem roteiros para todos os gostos e um céu, cantado em prosa e verso. Do alto da Torre de Televisão, dá para ver o Plano Piloto e o Eixo Monumental e outros atrativos emblemáticos como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e a Catedral, traços de Niemeyer. Para lazer, o Parque da Cidade; o Lago Paranoá, com clubes e restaurantes na orla; e o Pontão do Lago Sul. A Ermida Dom Bosco é também excelente lugar para desfrutar da natureza e do pôr do sol.

O Ministério do Turismo, que enxerga no revezamento da tocha a grande oportunidade de nacionalização dos Jogos Olímpicos, investiu cerca de R$ 23,8 milhões, em obras de infraestrutura turística para tornar a capital um grande atrativo nacional e internacional. A mais recente intervenção, que teve grande impacto na Copa do Mundo, foi a sinalização turística trilíngue nos principais atrativos brasilienses. Outra obra de vulto foi a reforma do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que permitiu a ampliação da oferta de eventos e shows, fazendo jus à fama de Brasília como cidade musical.