PCdoB se manifesta contra tentativa de enfraquecer luta da mulher 

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) anunciou, em discurso no plenário da Câmara, nesta terça-feira (23), a posição do PCdoB contrária à aprovação da emenda que retirou a perspectiva e a orientação de gênero da criação do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. A posição foi aprovada pelo Seminário Nacional sobre o Emancipacionismo da Mulher e a Identidade de Gênero, no final de semana, em Salvador. 

PCdoB se manifesta contra tentativa de enfraquecer luta da mulher

“Trago desse encontro, extremamente representativo, deste partido que respeita as mulheres do Brasil, a posição completamente contrária à aprovação daquela emenda que retirou a perspectiva e a orientação de gênero da criação da Secretaria Nacional de Direitos da Mulher.
Isso é uma visão obtusa, absolutamente ultrapassada!”, afirmou a deputada, acrescentando que ter a perspectiva de gênero nos textos políticos do país não agride princípios individuais e religiosos .

“Não é possível que os políticos ignorem a necessidade da luta milenar da mulher em busca do seu espaço na sociedade humana, porque sabemos que esta é a primeira forma de preconceito de que a humanidade tem notícia: o preconceito contra a mulher”, explicou a deputada.

Programa feminista

Em sua participação no evento, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21, reunindo militantes do PCdoB e representantes da UBM (União Brasileia de Mulheres) e da UJS (União da Juventude Socialista), a deputada Alice Portugal, pré-candidata à prefeitura de Salvador, revelou interesse nas discussões para puder aprimorar a elaboração do projeto eleitoral neste sentido.

“Eu, sem dúvidas, vou beber desta fonte, para fazer um programa feminista para a nossa Salvador, que tem um grande contingente de mulheres negras, sustentáculos dos serviços de menor remuneração na cidade, como os domésticos e outros informais”.

O evento, preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre no próximo mês, discutiu as políticas públicas a partir do ponto de vista emancipacionista e analisou o que impulsiona a luta pela emancipação das mulheres.

A secretaria nacional da Mulher do PCdoB, Liége Rocha, explicou que o evento faz análise de quais políticas são importantes para o enfrentamento da desigualdade, ultrapassando o quesito violência, que é considerado muito importante, pois é um problema social grave, que marca a opressão social da mulher, mas que, segundo Liége, não se pode reduzir todo o trabalho de políticas públicas no Brasil, nos estados e nos municípios, tendo uma visão reducionista apenas da violência.