Eleonora:“Estado deve assegurar direito ao protagonismo das mulheres”

Na opinião da secretária especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Meniccuci.o Estado brasileiro tem o dever de assegurar a todas as mulheres o direito de serem protagonistas da sua história e das suas escolhas. A ministra fez a declaração na segunda-feira (15), em São Paulo, na abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de SP, que se encerrou na terça-feira (16), em Atibaia.

Eleonora Meniccuci, secretária especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, - Secretaria de Políticas para Mulheres/Divulgação

Ao ressaltar metas e desafios para a construção de políticas públicas estruturantes que assegurem à mulher brasileira a igualdade de gênero, Menicucci lembrou que o Estado de São Paulo tem muito a contribuir neste processo, pois possui o maior contingente populacional do País e, dessa maneira, o maior número de mulheres.

"Desde o ano passado, deflagramos no Brasil inteiro um grande processo de mobilização em torno das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que realizaremos entre os dias 10 e 13 de maio. Assim como nos demais Estados, em São Paulo estamos vivendo momentos grandiosos de reflexão e tenho certeza que todo este acúmulo será levado para Brasília", declarou.

A secretária especial de Políticas para as Mulheres reafirmou o compromisso da SPM e da presidenta Dilma Rousseff com as questões de gênero e conclamou todas as mulheres brasileiras para que permaneçam firmes na luta pela igualdade de direitos.

"Estamos vivendo um momento muito delicado na vida política e econômica do Brasil, mas tenho certeza que faremos tudo o que for preciso para que não haja retrocessos e para que nenhuma pauta das mulheres se perca", afirmou, destacando o simbolismo da escolha da ministra Nilma Lino Gomes, uma mulher negra, para estar à frente do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Enfrentamento à violência

Menicucci destacou ainda as ações do governo federal de prevenção e de enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. Entre elas, a secretária especial citou a Casa da Mulher Brasileira, que já possui duas unidades, as Delegacias da Mulher e o fortalecimento do Ligue 180, que em março de 2014 transformou-se em disque-denúncia, o que permite à central o envio de denúncias direto aos órgãos de Segurança Pública competentes. "Estamos no caminho da universalização do acesso da mulher brasileira aos serviços de enfrentamento à violência."