Luciana Santos apoia Manuela na decisão de não disputar a prefeitura

A presidenta nacional do PCdoB anunciou, em nota divulgada na noite desta quarta feira (17), seu apoio à decisão da deputada Manuela D'ávila de não disputar a prefeitura de Porto Alegre este ano. A dirigente nacional dos comunistas afirma que o PCdoB  "busca valorizar a participação das mulheres e da juventude e, por tal, sabe que respeitar as decisões também é empoderar as mulheres". Na capital gaúcha a direção municipal do partido também apoiou a decisão de Manuela.

Luciana Santos

A nota da deputada Luciana Santos, intitulada  "Empoderar as mulheres também é saber respeitar suas decisões!", afirma que a decisão da deputada Manuela "decisão está baseada no momento em que vive, logo após o nascimento de sua filha" e informa que "as direções nacional, estadual e municipal do PCdoB vinham debatendo nos últimos meses a possibilidade de ela deputada ser candidata a prefeita de Porto Alegre, um clamor que não era somente de nosso Partido, mas que contava com apoio de vários setores políticos porto-alegrenses".

Luciana ressalta a trajetória e as qualidades singulares de Manuela D'ávila e a cita como "um exemplo de que as mulheres e os jovens necessitam participar da política, e podem fazer a diferença". Segundo ela, mesmo não disputado,  "Manuela participará das eleições de outra forma, contribuindo com ideias para o desenvolvimento de programas, ajudando a criar convergências entre forças e atores políticos".

Direção municipal apoia Manuela

O PCdoB de Porto Alegre também emitiu nota sobre o posicionamento da deputada gaúcha. Para a direção  "todas as mulheres têm direito de decider sobre suas vidas, sem culpas ou qualquer constrangimento, em qualquer situação". Destaca a trajetória e as perspectivas de Manuela "que "participou de todos os pleitos eleitorais desde 2004. Já disputou seis eleições, sendo duas à prefeitura onde apresentou propostas avançadas e inovadoras que permanecem atuais. Com apenas 34 anos, tem um brilhante futuro pela frente e seguirá sendo esta relevante liderança política que é. Mesmo não concorrendo, com sua liderança e experiência terá importante papel na defesa do projeto que defendemos para Porto Alegre". 

Os comunistas afimam que " o pleito de 2016 exigirá do campo popular e democrático um amplo diálogo na defesa das conquistas do povo, da democracia e um enorme comprometimento com as mudanças que ainda se fazem necessárias para a nossa cidade". A nota encerra afirmando que "para garantir tais objetivos, o PCdoB não abre mão do seu protagonismo politico e buscará dialogar com todos os partidos e movimentos políticos que tenham compromisso com a luta do povo".

Leia as notas de Luciana Santos e do PCdoB de Porto Alegre

"Empoderar as mulheres também é saber respeitar suas decisões!"

A deputada Manuela d´Ávila anunciou nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, que não irá disputar as eleições municipais em Porto Alegre. Sua decisão está baseada no momento em que vive, logo após o nascimento de sua filha.

As direções nacional, estadual e municipal do PCdoB vinham debatendo nos últimos meses a possibilidade de ela deputada ser candidata a prefeita de Porto Alegre, um clamor que não era somente de nosso Partido, mas que contava com apoio de vários setores políticos porto-alegrenses.

Manuela possui qualidades singulares. Iniciou sua militância aos 17 anos, atuando no movimento estudantil, e desde lá assumiu várias responsabilidades políticas, entre elas a de disputar seis eleições. Com somente 23 anos, assumiu seu primeiro mandato, e logo foi eleita a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Em sua atuação na Câmara de Deputados, esteve entre as 100 principais cabeças do Congresso, foi indicada para o prêmio Congresso em Foco e eleita por internautas como a melhor deputada que representa sua população na Câmara. Manuela foi candidata duas vezes a prefeita de Porto Alegre e, apresentando um programa inovador, demonstrou caminhos para fazer uma cidade mais desenvolvida, humana e justa. É um exemplo de que as mulheres e os jovens necessitam participar da política, e podem fazer a diferença.

Mãe da pequena Laura, de apenas cinco meses, Manuela participará das eleições de outra forma, contribuindo com ideias para o desenvolvimento de programas, ajudando a criar convergências entre forças e atores políticos. O PCdoB atuará com protagonismo político, com Manuela à frente, se empenhará na construção de uma ampla frente política com o intuito de construir uma candidatura expressão de um projeto avançado e democrático para Porto Alegre.

Eu, como mulher, mãe, deputada federal e presidenta nacional de um partido, conheço bem os desafios de se atuar na política. Nosso Partido busca valorizar a participação das mulheres e da juventude e, por tal, sabe que respeitar as decisões também é empoderar as mulheres.

Querida Manu, estamos contigo! Sabemos que tens um futuro brilhante pela frente e que sua sagacidade e combatividade muito contribuirão para a população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Um beijo e firme na luta!

Deputada Federal Luciana Santos
Presidenta Nacional do Partido Comunista do Brasil.

Nota da Direção do PCdoB Porto Alegre sobre as eleições de 2016

Nas duas últimas eleições municipais o PCdoB apresentou um projeto alternativo para Porto Alegre, que colocava no centro o desenvolvimento humano, em diálogo com as políticas mais modernas, capazes de enfrentar os entraves históricos que impedem de superarmos os velhos problemas de nossa cidade. Tal projeto é fruto da trajetória política do Partido na cidade junto à luta em defesa do povo, dos trabalhadores, das mulheres e da nossa juventude.

Estes desafios permanecem atuais. Diante deste cenário, o PCdoB está empenhado em construir uma ampla frente política que dialogue com os avanços necessários para garantir a democracia, o desenvolvimento e um projeto mais avançado para Porto Alegre.

A Direção Municipal do PCdoB de Porto Alegre vem ao longo dos últimos meses debatendo conjuntamente com a Deputada Manuela o projeto eleitoral do Partido para as eleições de 2016 onde Manuela apresentou decisão de não concorrer à prefeitura municipal neste pleito. O Partido acredita que todas as mulheres têm direito de decider sobre suas vidas, sem culpas ou qualquer constrangimento, em qualquer situação. Empoderar as mulheres é também respeitar suas necessidades e decisões.

Manuela participou de todos os pleitos eleitorais desde 2004. Já disputou seis eleições, sendo duas à prefeitura onde apresentou propostas avançadas e inovadoras que permanecem atuais. Com apenas 34 anos, tem um brilhante futuro pela frente e seguirá sendo esta relevante liderança política que é. Mesmo não concorrendo, com sua liderança e experiência terá importante papel na defesa do projeto que defendemos para Porto Alegre.

O pleito de 2016 exigirá do campo popular e democrático um amplo diálogo na defesa das conquistas do povo, da democracia e um enorme comprometimento com as mudanças que ainda se fazem necessárias para a nossa cidade. Para garantir tais objetivos, o PCdoB não abre mão do seu protagonismo politico e buscará dialogar com todos os partidos e movimentos políticos que tenham compromisso com a luta do povo.

Direção Municipal do PCdoB/Porto Alegre

 

 

Do Portal Vermelho