Em Goiás, alunos que ocupavam Secretaria de Educação foram presos

Contrários à implementação do modelo privatista das organizações sociais (OSs) por uma educação pública e de qualidade em Goiás, estudantes estão sofrendo dura repressão por parte do governo Marconi Perillo (PSDB). Cerca de 31 pessoas, entre estudantes e professores, que ocupavam a sede da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esportes (Seduce), em Goiânia, foram detidos pela PM na noite desta segunda-feira (15) e levados à delegacia.

Goiás: Alunos que ocupavam a Secretaria de Educação continuam presos

Eles continuam presos na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) à espera da audiência de custódia. Segundo informações da página Secundaristas em Luta no Facebook, os estudantes serão ouvidos em audiência nesta quarta-feira (17), provavelmente às 8 horas.

A primeira invasão à sede da Secretaria ocorreu no dia 26 de janeiro. 

Após a prisão, os homens foram levados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais e as mulheres para o 14º Departamento de Polícia, ambos em Goiânia. Além dos secundaristas, seis estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram da ocupação. 

O professor de História da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rafael Saddi denuncia que negociou com os policiais para acompanhar a movimentação da prisão dos estudantes, na tentativa de garantir que não ocorresse nenhuma violência contra os secundaristas, mas, ao chegar na Secretaria de Educação, foi duramente repreendido pelos policiais e também preso. Em nota, a UFG afirma que uma possível audiência com o professor ocorrerá nesta quarta-feira (17).

Acompanhe o momento em que o professor é preso: 

 

Emboscada policial contra professor da UFG 16/02/2016

::::::::: PROFESSOR DA UFG DENUNCIA QUE POLICIAIS ARMARAM SITUAÇÃO PARA PRENDÊ-LOO professor Rafael Saddi da UFG denuncia que a policia militar armou uma situação para prendê-lo. Ele diz que estava próximo ao prédio, mas sem participar da ocupação, e foi convidado junto com dois estudantes universitários pelos policiais a acompanhar o processo de desocupação e "garantir que nenhum secundarista havia sido machucado". Ele aceitou ir lá observar o processo pra garantir a integridade física dos estudantes e, quando chegou no prédio, os policiais mandaram eles deitarem no chão e algemaram. Depois disso um policial ainda apontou o dedo na cara dele e disse :"ah, você é aquele professor da UFG que tava falando coisas né"… ou seja, trata-se de uma prisão política deliberada de um intelectual que vinha denunciando os abusos desse processo de implantação das Organizações Sociais. E precisa ser denunciado urgentemente.

Publicado por Secundaristas em Luta – GO em Terça, 16 de fevereiro de 2016

Resistência

O movimento dos secundaristas em Goiânia surgiu no fim de dezembro, ocupando dezenas de escolas no estado. Ao contrário do que ocorreu no movimento contra o fechamento de colégios em São Paulo, a Justiça acatou o pedido de reintegração de posse das escolas, obrigando os estudantes a sair das ocupações. Por consequência, o movimento contra o sucateamento da educação seguiu para a Secretaria de Educação, que culminou com a prisão dos estudantes nesta segunda-feira (15). 

O governador Marconi Perillo, até o momento, não se posicionou em abrir diálogo com os estudantes ou recuar na implantação das OSs.

A PM divulgou que os 13 menores que foram autuados vão responder pelo ato infracional de dano ao patrimônio público.