Tico Santa Cruz: Escolinha Brasil

Quem seria quem na escola, se a gente traçar um perfil de nossos personagens políticos?

Marina Silva, seria aquela aluna quietinha, que fica calada durante as aulas, faz os deveres de casa direitinho mas quando chega no momento da prova fica na dúvida na hora de dar as respostas e acaba se confundindo toda.

Por Tico Santa Cruz*

Escolinha Brasil - Vermelho

Aécio Neves é o típico "amigo" de todo mundo, promove as festas mais legais da turma, garante tudo pros amigos mas na hora da prova cola o conteúdo inteiro, todo mundo sabe, mas é parceiro dos diretores da escola então os professores são obrigados a fazer vista grossa e ela passa de bom moço no fim do ano letivo. Sua frequência nas aulas é pífia. Aécio não gosta muito de fazer os trabalhos de casa, mas sempre dá um jeito de parecer que fez e todo mundo acredita. Quase todo mundo!

Dilma é aquela aluna que se enrola toda na hora de apresentar o trabalho de grupo na frente dos colegas de classe. Costuma centralizar as atividades e é cabeça dura, no entanto é esforçada. Ficou de prova final e depois caiu na recuperação porque quer fazer tudo ao mesmo tempo e acabou não fazendo as questões como deveria. Já foi quase reprovada mas até agora conseguiu seguir. Apesar das intrigas nunca foi flagrada colando nas provas, mas quando qualquer coisa errada acontece na sala de aula, a culpa é dela! Mesmo que não tenha sido responsável pelo problema. Dilma é uma aluna séria, mas precisa ficar atenta para melhorar seu desempenho.

Geraldo Alckimin é o almofadinha da turma. Faz tudo para parecer o melhor aluno. Tem todo seu material organizadinho, participa das aulas, mas quando tem alguma divergência ou algum problema com a escola ou com os professores ou alunos, chama o pai que mete a porrada em todo mundo e resolve o caso.

José Serra é o aluno que quer de qualquer maneira ser o representante da classe. É sorridente, fala bem, parece ser um cara legal, mas tá sempre tramando contra os coleguinhas. Se der bobeira ele passa na frente na fila do lanche e o sonho dele é ser dono da escola toda e depois vendê-la pra alguém.

Lula é o aluno que é filho daquele moço que nunca poderia pagar a escola, mas que se esforçou e conseguiu uma vaga! É popular entre os professores mas incomoda os diretores porque quando tem alguma coisa errada no lugar ele junta uma galera boa e sabe organizar o grupo para contestar as decisões que vem de cima. Tem uma parte da turma que não suporta a presença de um menino que jamais poderia estudar naquela escola, mas sabe se sair bem das armadilhas. Tira notas boas mas os diretores têm certeza que só consegue isso porque cola na prova e esconde livros e as respostas dos testes em algum lugar! Ninguém nunca pegou, nunca provou, mas está sendo sempre vigiado.

Lula foi considerado o melhor aluno dos últimos tempos por muitos professores e alunos, mas como ele não faz parte dos preferidos da diretoria, muitos pais e alguns diretores estão tentando dar um jeito de tirar o garoto da escola. Neste momento estão investigando questão por questão as respostas de todas as suas provas e testes para tentar provar que ele colou e usou de métodos proibidos pela escola. Vamos esperar pra ver que fim terá Lula.

FHC é aquele aluno culto, bom em algumas matérias, mas que se acha demais e não se conforma de não ter a mesma popularidade que o filho daquele moço que nunca poderia estar estudando na mesma escola. Dizem quearmou vários esquemas para conseguir gabaritos de provas, mas nunca foi investigado pela direção que gosta muito dele e tem em sua pessoa a imagem que gostaria de vender do colégio! É o aluno preferido dos donos do colégio. O queridinho do papai.

Jair Messias Bolsonaro é aquele aluno metido a machão que fica no fundo da sala de aula tumultuando as explicações dos professores. Adora tirar onda com a cara dos outros alunos. É popular entre os alunos da turma do fundão, porque é metido a brigão, sacaneia os gays e as mulheres na hora do recreio e lidera a galera que põe o terror na escola. Desde que entrou na quinta série, não saiu mais.

E Eduardo Cunha?

Eduardo Cunha é aquele aluno que sabe todas as matérias, que dá cola pra maioria da turma,  que tem todos os alunos que não estudam, que não produzem, que não fazem os trabalhos em suas mãos. É o aluno que armou uns esquemas para flagrar o que alguns professores fazem depois da aula para ameaçar postar na internet se eles tentarem impedi-lo de continuar seus esquemas de cola.

Cunha já ajudou muita gente a passar de ano em troca de um bom lanche, uma mochila nova, um livro caro, e por conta disso querem mantê-lo na sala, mesmo sabendo que ele é uma ameaça ao bom funcionamento da turma.

Cunha está enrolado porque descobriram que ele tem em casa um monte de presentes que ganhou dos alunos que ajudou de forma errada durante o ano, mas ninguém consegue expulsá-lo. Cunha tem algum esquema muito bom, pois até os diretores têm medo dele.
O que será que Cunha esconde?

Escolinha Brasil.