Justiça rejeita embargos do tucano Azeredo e mantém condenação

A juíza Melissa Costa Lage, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, rejeitou o embargo de declaração impetrado pelo ex-presidente do PSDB e ex-governador de Minas Eduardo Azeredo contra sua condenação a 20 anos e dez meses de prisão por peculato e lavagem de dinheiro no escândalo do mensalão tucano. A decisão da magistrada é do último dia 2 de fevereiro.

Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acusado de liderar esquema que deu origem ao ‘mensalão tucano’

A defesa afirmou que a magistrada teria omitido declarações de testemunhas que inocentariam Azeredo, além de ter sido "omissa" em relação ao processo movido pelo Ministério Público contra o lobista Nilton Monteiro, que apontou que o tucano teria desviado dinheiro por meio de empresas de publicidade de Marcos Valério.

"Em relação à citação parcial dos depoimentos das testemunhas, não há que se falar em qualquer omissão, uma vez que o magistrado não é obrigado a mencionar todas as provas produzidas integralmente, mas tão somente aquelas necessárias ao seu convencimento", afirmou a magistrada.

"Quanto à suposta omissão aos depoimentos dos 'corresponsáveis' (expressão utilizada pela Defesa), verifica-se que, a fim de se evitar prejulgamentos, deve-se evitar a menção aos corréus na sentença de processo ao qual não pertencem. Ainda que assim não fosse, as declarações dos corres foram transcritas na sentença", afirma a juíza Melissa Costa Lage.

Mesmo condenado, Azeredo recorre em liberdade e continua trabalhando normalmente como diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).