Otan irá ampliar capacidades militares no mar Negro

A Otan continuará reforçar a sua presença na região do mar Negro, disse na quarta-feira (10) o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na reunião de ministros de membros da Otan em Bruxelas.

Navios militares da Otan participam dos exercícios no mar Negro

“Será assim que agiremos no processo de aumentar a nossa presença de vanguarda, assegurar a capacidade de reforçar as nossas forças e meios e realizar observação e reconhecimento nesta região”, disse Stoltenberg aos jornalistas.

Mais cedo, Stoltenberg tinha dito que na reunião os ministros da Defesa dos países-membros da Otan pretendiam aprovar um plano para reforçar a presença militar da aliança na Europa Oriental. Segundo Stoltenberg, uma contenção eficiente e defesa exigem uma presença de frente de tropas aliadas bem como a nossa capacidade de assegurar a sua consolidação rápida.

“É o melhor modo de contenção ao falarmos de segurança em condições alteradas”, disse Stoltenberg aos jornalistas.

Espera-se que os ministros da Otan se manifestem a favor de renovar a parceria entre a Rússia e a aliança.

Em janeiro tornou-se conhecido que a Ucrânia, que aspira a entrar na Otan, e a Turquia que já faz parte da aliança começaram a desenvolver a cooperação militar bilateral. Segundo o secretário de Defesa Nacional e do Conselho de Defesa da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, Kiev e Ancara têm uma oportunidade histórica de juntar os seus recursos políticos, diplomáticos, militares, técnicos e econômicos para preservar de forma eficiente o equilíbrio de poder no mar Negro.

Fonte: Sputnik