Alice condena privatização da festa de Carnaval em Salvador 

 A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), autora da indicação que pretende transformar o Carnaval de Salvador em patrimônio imaterial da nação, preparou uma agenda para participar das mais diferentes expressões da festa, durante toda essa semana. A parlamentar analisou a organização feita pela Prefeitura e criticou o modo como o evento tem sido concebido.

Alice condena privatização da festa de Carnaval em Salvador

Para Alice, apesar da campanha feita pela gestão municipal fazer crer que foi preparado um carnaval de rua, a privatização ainda é uma constante no carnaval deste ano. Ela citou, por exemplo, o monopólio de uma marca de bebidas nos circuitos, de iniciativa da atual gestão, o que considera uma extrapolação de todos os limites de atuação do poder público sobre a liberdade de escolha do cidadão.

“A parlamentar e o PCdoB valorizam essa grande festa, pela sua história e valor artístico-cultural, mas também defendem mudanças profundas em sua organização, no sentido de democratizá-la. Queremos um carnaval do povo e para o povo”, afirmou a parlamentar, que é pré-candidata à Prefeitura de Salvador.

Neste domingo (7), ela prestigiou o Carnaval de Salvador no Camarote do Governador. Em entrevista, a comunista falou sobre a festa, que considera a exposição da alma baiana na sua maior expressão. “Uma celebração da cultura e da religiosidade da Bahia, tão cheias de referências à Mãe África, onde estão as raízes do nosso povo. Que a mensagem de paz do Ilê chegue a todos os foliōes e permaneça por todo o carnaval!”, declarou, na saída do bloco Ilê Aiyê.