Trote Cidadão inclui universitários no combate ao Aedes

Calouros da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participam de um trote solidário que envolve o combate ao Aedes aegypti nos campi da instituição. Com a ação, eles ajudam no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O "Trote Cidadão"conta com apoio das secretarias de saúde municipais. 

Trote Cidadão inclui universitários no combate ao Aedes

Além do campus de João Pessoa, os campi de Bananeiras, Areia, Rio Tinto e Mamanguape e a unidade de Mangabeira recebem ações de combate ao mosquito e de conscientização.

“Vendo o problema do zika vírus, achamos importante assumir essa batalha contra o mosquito”, afirmou o vice-coordenador da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB, professor Ruy Portela.

A mobilização de combate ao mosquito começou em 29 de janeiro, com a capacitação de mais de 300 funcionários, responsáveis pela limpeza do campus I, em João Pessoa, e a participação de agentes de saúde da capital paraibana. Os servidores estão aptos a vistoriar instalações, eliminar focos de insetos e realizar ações preventivas. No mesmo dia, foi feita uma varredura no campus, além de outras atividades no decorrer da semana.

O Trote Cidadão é uma extensão do já existente Trote Verde, aplicado na universidade desde 2010, que repassa a consciência ambiental aos novos alunos da UFPB com o replantio de espécies originárias da Mata Atlântica. Desde o início, foram plantadas mais de 3 mil mudas nos campi da instituição.

Para a reitora Margareth Diniz, ações como essa demonstram o engajamento de todos os segmentos de servidores da instituição. “Sempre pensando em promover o bem, tanto para a comunidade acadêmica quanto para toda sociedade que frequenta e utiliza os serviços que a UFPB disponibiliza.”