Incêndio atinge parte da Cinemateca Brasileira em São Paulo

Um galpão do prédio da Cinemateca Brasileira foi atingido por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (3). Ainda não há informações sobre quanto do acervo se perdeu. Segundo o Corpo de Bombeiros não há vítimas, porém, um oficial passou mal durante a operação. Por volta das 6h20 o foto já estava contido.

Cinemateca Brasileira - Portal Vila Mariana

A Cinemateca tem o maior acervo da América Latina, abriga cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais de 30 mil títulos. Além disso, aloca livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Este é o quarto incêndio registrado no local, os outros foram em 1957, 1969 e 1982.

Entre as relíquias audiovisuais estão gravações da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurada em setembro de 1950 e com as atividades encerradas em julho de 1980. Estão também obras de ficção, filmes publicitários e registros familiares nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.

Atualmente duas mostras estão em cartaz na Cinemateca, uma sobre o cinema brasileiro contemporâneo e outra sobre ícones dos anos 70. Uma atividade relacionada à terceira idade que aconteceria na manhã de hoje foi cancelada. Ainda não há informações sobre quando a programação volta ao normal.

Em dezembro do ano passado o Museu da Língua Portuguesa também foi atingido por um incêndio, que começou no primeiro andar do prédio e se alastrou, destruindo completamente a exposição que estava em cartaz na época sobre o antropólogo Câmara Cascudo.