Toca discos utiliza laser para ler álbuns de vinil

O Laser Turntable descarta a agulha dos antigos toca-discos e ajuda a preservar LPs. Os apaixonados por discos de vinil adoram ouvir o som que vem direto da vitrola. Mas, para manter a boa qualidade por muito tempo, é preciso um tanto de auto-controle, já que o contato da agulha com o disco o danifica.

Para acabar com o problema, a japonesa ELP Corporation acrescentou um pouco (ou um tanto) de tecnologia nas antigas vitrolas e lançou o Laser Turntable. O aparelho faz a leitura do disco com a ajuda de um laser, que substitui a agulha.

A precisão do laser permite que as informações de áudio do LP sejam digitalizadas e armazenadas, evitando que os colecionadores percam discos raros devido ao desgate. Os fabricantes garatem que o novo tipo de leitura preserva a originalidade do som – como se estivesse sendo reproduzido em uma vitrola tradicional.

O EIP Laser Turntable parece ter chegado para fazer a felicidade dos colecionadores. O único problema talvez seja o preço: um aparelho custa cerca de US$ 15 mil (algo em torno de 46 mil reais).