Noite Para os Tambores Silenciosos é celebrada em Olinda

Ainda falta uma semana, oficialmente, para o Carnaval. Mas em Olinda a folia já começou. Nesta segunda-feira (1º) acontece a tradicional Noite Para os Tambores Silenciosos, quando os grupos saem em cortejo para celebrar seus ancestrais. Este ano o homenageado será o Mestre Armando Arruda, um dos fundadores da festa e ex-presidente do Maracatu Leão de Judá.

Noite para os tambores silenciosos de Olinda - Leonardo Rodrigues

A festa tem um significado especial para o Carnaval de Olinda, por ser não apenas uma manifestação de fé, mas também uma homenagem à cultura afro e aos ancestrais. Este ano participam da festa dez maracatus, entre eles o Maracatu Nação Leão Coroado, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, entre outros, além do convidado Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu.

Um espetáculo de raiz, tradicional e histórico, a Noite Para Os Tambores Silenciosos atrai centenas de pessoas à Cidade Patrimônio. Durante o cortejo, o público pode aguçar os ouvidos com sons que vão desde o batuque dos tambores até os cânticos.

Mas em meio a essa mistura de sons, o ponto da alto da festa acontece justamente no silêncio respeitoso, que pede a proteção e reverencia a memória dos ancestrais, e que ocorre à meia noite na Igreja do Rosário dos Homens Pretos. No passado, ali os negros tinham liberdade de manifestação da sua religiosidade.

A concentração será às 20 horas nos Quatro Cantos, de onde os grupos seguem pela Rua do Amparo com destino ao Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso.