Mujica convoca luta contra a cultura do capitalismo

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica participou, nesta quinta-feira (28) da 2ª Conferência Internacional sobre as ideias de José Martí, realizada em Havana, Cuba. Na ocasião, destacou que a cultura do capitalismo “golpeia em todas as partes”, portanto “a tarefa dos partidos progressistas é lutar contra isso”.

José Mujica e Raúl Castro - Cuba Debate

Mujica foi enfático ao afirmar que o sistema capitalista é uma “cultura de escravidão” que forma e destaca o lado negativo das pessoas.

Alertou que a América Latina “acredita ser livre, mas não é” e assegurou que não haverá uma mudança profunda e verdadeira sem uma luta sólida dos partidos progressistas do mundo para manter a esperança dos povos.

Ao lado do presidente Raúl Castro, Mujica também participou da emblemática Marcha das Tochas, que percorre as principais ruas da capital Havana para comemorar o aniversário de nascimento de José Martí.

A Marcha das Tochas é uma celebração feita anualmente no dia 28 de fevereiro para comemorar o nascimento de José Martí, líder que inspirou a revolução cubana. Na ocasião milhares de pessoas saem às ruas de Havana para prestar homenagens ao dirigente e à resistência cubana frente ao imperialismo.