Bachelet defende fortalecer o comércio entre países da América Latina

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, considera que em um contexto de desaceleração econômica, gerada por fatores externos, é necessário intensificar o comércio e o investimento entre os países do continente como forma de melhorar a situação econômica.

Michelle Bachelet - Andes

“Creio que parte dos problemas econômicos tem a ver com alguns fatores externos e há outros que em geral nossas economias estão muito baseadas em mono produções, sem a diversificação necessária”, afirmou a presidenta durante sua participação na 4ª Cúpula da Celac em Quito, no Equador.

A presidenta defendeu que, o que poderia ser um problema (a situação econômica), pode ser visto uma oportunidade para promover um maior intercâmbio comercial e de investimento entre os países da região.

“Nós não temo, contudo, que nos comparar com a União Europeia, o nível do comércio entre nossos países é muito pequeno. Se aumentarmos o nível de comércio entre nossos países podemos ir melhorando nossos produtores e dando maiores condições, maior investimento”, esclareceu.

Bachelet enfatizou a cooperação regional e mencionou que durante a reunião da Celac firmou acordos para manter o investimento social e estabelecer alianças com o setor provado.

“O chamado que estamos fazendo a todos aqui é que ainda que existam recursos restringido, comparando com outros momentos quando estávamos no boom do petróleo, do cobre, é justamente o momento de nos preocuparmos com as pessoas, é dizer que vamos investir mais em saúde, em educação. Isso também é importante para enfrentar a economia, uma parte o Estado pode fazer, outra tem que ser o setor privado”.