Carnaval da Bahia terá projeto de trabalho decente da OIT 

Uma das maiores festas de rua do mundo – o Carnaval da Bahia – está ganhando uma campanha de promoção do trabalho decente. O lançamento será nesta quinta-feira (28), às 17h30, no Shopping da Bahia. A experiência vai servir de referência para outros megaeventos. 

Carnaval da Bahia terá projeto de trabalho decente da OIT

“A campanha publicitária vai privilegiar as ocupações de cordeiros (responsável por segurar a corda nos blocos para separar quem pagou do restante dos foliões, a chamada pipoca); catadores de resíduos sólidos e combate ao trabalho infantil, com ênfase no comércio ambulante de vendas de bebidas alcoólicas”, antecipa o secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, responsável pela execução da Agenda Bahia do Trabalho Decente, lançada em 2007 pelo governo baiano.

O Carnaval de Salvador foi escolhido para aplicação do projeto-piloto por conta da sua dimensão e complexidade. A execução do projeto-piloto “Promoção do Trabalho Decente em Megaeventos – Carnaval de Salvador” partiu da ideia de que tal experiência e suas boas práticas sirvam de referência para as Olimpíadas Rio 2016 e, consequentemente, possam gerar as bases para a preparação de um modelo a ser disseminado futuramente em nível nacional e internacional.

“A preparação e realização de megaeventos envolvem sempre grandes desafios para o mundo do trabalho. É fundamental que no processo seja uma vez mais reafirmado o compromisso do país com a valorização do trabalho e dos trabalhadores”, finaliza o secretário Álvaro Gomes.

Diversos temas serão trabalhados na campanha, entre eles a ampliação das oportunidades de formação e qualificação profissional e de geração de emprego, trabalho e renda; a promoção de empregos verdes, da saúde e segurança no trabalho e de empregos para jovens e pessoas com deficiência; a formalização dos trabalhadores; e a prevenção de formas precárias de trabalho, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Governo do Estado, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Prefeitura Municipal de Salvador.