Quintão retira candidatura para liderar bancada do PMDB na Câmara

O deputado federal Leonardo Quintão (MG) comunicou nesta sexta-feira (22) sua desistência de concorrer pela liderança da bancada de quase 70 deputados do PMDB na Câmara. Com isso, permanecem na disputa o atual líder, deputado Leonardo Picciani (RJ), e Hugo Motta (PB).

Picciani, principal aliado da presidenta Dilma Rousseff no PMDB da Casa.

O anúncio é uma vitória do governo e uma derrota para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que não apenas estimulou a candidatura de Motta como também a de Quintão, com o intuito de derrotar Picciani, principal aliado da presidenta Dilma Rousseff no PMDB da Casa.

Nas últimas semanas, com interesse na reeleição de Picciani, que vem dando sinais de que continuará contra o processo de impeachment, o Planalto deu aval ao parlamentar para que ele negociasse a Secretaria da Aviação Civil com a bancada mineira, segunda maior do PMDB, atrás apenas da bancada do Rio de Janeiro. Mas a estratégia desandou quando Quintão anunciou sua candidatura.

Em dezembro de 2015, peemedebistas insatisfeitos com o direcionamento que o líder Picciani vinha dando na formação da Comissão Especial do impeachment destituíram o deputado fluminense. Quintão, então, foi líder por menos de uma semana. Picciani conseguiu voltar ao posto depois que peemedebistas fluminenses licenciados da Câmara para comandar secretarias do Estado e da capital retornaram à Casa e votaram pelo retorno do líder.

A desistência de Quintão sinaliza para uma vitória de Picciani e para a adesão da bancada mineira à sua candidatura. A eleição para a liderança do PMDB na Câmara ocorre na volta do recesso parlamentar, em fevereiro.