Gabriel García Márquez de volta à Colômbia

A ministra da Cultura da Colômbia, Mariana Garcés, anunciou nesta quarta-feira (20) que a família do escritor Gabriel García Márquez fará a transferência dos restos mortais que estão no México, onde ele morreu em 17 de abril de 2014, para seu país natal.

Gabriel GArcía Marquez - Divulgação

Em coletiva de imprensa a ministra explicou que a iniciativa foi da esposa do escritor, Mercedes Bacha e de seus filhos Rodrigo e Gonzalo. Segundo ela, as cinzas de Gabo serão depositadas na Universidade de Bolívar, na cidade de Cartagena das Índias, cujo governador, Dumek Turbay, apoia a família do escritor prêmio Nobel de Literatura.

Garcés garantiu que o governo vai dar todo o respaldo necessário à família para o traslado dos restos mortais do escritor e aprecia esta atitude, de trazê-lo de volta a seu país de origem.

Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927 no município de Aracataca e é responsável por grandes clássicos da literatura latino-americana como Cem anos de Solidão, O Amor em Tempos de Cólera e Crônica de uma Morte Anunciada. Sua última publicação foi Memória de minhas putas tristes.

Sem escrever desde 2012 devido a problemas de saúde, o escritor morreu em 2014, na Cidade do México, em decorrência de uma pneumonia.