Dilma aceita convite do PDT para participar de homenagem a Brizola

A presidenta Dilma Rousseff aceitou o convite do ex-ministro e provável candidato à presidência Ciro Gomes para a homenagem do PDT ao fundador do partido e líder histórico Leonel Brizola, que completaria 94 anos na próxima sexta-feira (22). A informação foi publicada nesta quarta-feira (20) no Jornal do Brasil e revista Exame.

bRIZOLA E DILMA - Foto: Agência RBS

A reunião do diretório nacional do PDT ocorrerá em Brasília, na sede do partido. Segundo o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, o evento pretende fazer um grande ato público em defesa do mandato da presidenta e referendar posição contra o processo de impeachment. “Nesse momento, é importante ter um lado e o nosso lado é em defesa da legalidade e da democracia”, destacou Lupi.

Dilma deve participar da abertura ou do encerramento da reunião do diretório, a depender de sua agenda, anunciou a imprensa. Entretanto, a agenda oficial do Planalto não confirmou a participação da presidenta no evento.

Apoio público de lideranças pedetistas

Tanto a executiva nacional quanto a bancada do PDT já se posicionaram contrários ao pedido de impeachment contra a presidenta no Congresso, durante encontro realizado em 8 de dezembro de 2015. Esta reunião do diretório nacional serviria apenas para oficializar o apoio.

No último encontro em dezembro, o partido classificou a abertura do processo de impeachment como um ato de “golpismo” e questionou tanto a legitimidade do processo quanto a moral de seu condutor, o deputado Eduardo Cunha, suspeito de cometer atos criminosos, como evasão de divisas, formação de quadrilha e receptação de propina em obras da Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato.

A data escolhida, aniversário de Brizola, tem um forte conteúdo simbólico, uma vez que, a pedido de Dilma, o ex-governador gaúcho teve seu nome incluído no livro que reúne os “Heróis da Pátria”, recentemente lançado, no Palácio do Planalto. Brizola morreu em 2004.

Dilma se encontra com Temer

Nesta quarta-feira (20), a presidenta Dilma Rousseff deve se reunir com o vice-presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Segundo interlocutores do PMDB, a reunião estava prevista para esta terça-feira (19), mas as agendas da presidenta e do vice impossibilitaram o primeiro encontro do ano entre ambos.

Ainda segundo a agenda presidencial, Dilma se reúne com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini, e no meio da tarde, se encontra com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, também no Palácio do Planalto.

Na quinta-feira (21), a presidenta deve participar de inauguração de obra no Recife (PE). Na semana seguinte, embarca para Quito, capital do Equador, onde participará da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).