Fundação do Partido Raiz será no Fórum Social Mundial 

A Raiz Movimento Cidadanista realizará sua fundação como partido político nesta sexta-feira (22), às 19 horas, em Porto Alegre. O ato ocorrerá paralelamente ao Fórum Social Mundial e contará com a presença de grande parte de seus fundadores, entre eles a deputada federal Luíza Erundina e o historiador Célio Turino. 

Fundação do Partido Raiz será no Fórum Social Mundial - Agência Câmara

A Raiz conta com 237 membros fundadores e já está articulada em 25 Estados, com aproximadamente mil pessoas engajadas nos seus diferentes círculos, que podem ser temáticos (como de direitos humanos, educação, das mulheres, dos negros, da população LGBT e sobre veganismo, por exemplo) ou geográficos (nacionais, estaduais, municipais, regionais e por micro localidades).

O partido começou a ser idealizado há cerca de um ano, e em abril de 2015 foi lançada a Carta Cidadanista, documento fruto de construção coletiva, que define a filosofia e os princípios que norteiam a Raiz, e que fazem parte das sementes constitutivas do povo brasileiro: Teko Porã – a filosofia do Bem Viver, dos ameríndios; Ubuntu – a filosofia da solidariedade, dos africanos, e o Ecossocialismo – o encontro do socialismo europeu com a ecologia e a sustentabilidade.

“Buscamos construir um caminho novo capaz de mobilizar a vontade coletiva dos que querem mudar o Brasil e o mundo, com a perspectiva de uma nova civilização inspirada na fraternidade, na justiça e na paz”, resume Erundina.

“Queremos colocar a ação da cidadania, os direitos e deveres da vida em sociedade, no centro da política. Esta é a Reforma que o Brasil precisa e se traduz em uma palavra: Cidadanismo”, resume o historiador Célio Turino.

Inspiração

Inspirada em experiências políticas inovadoras, como o Podemos da Espanha, a Raiz se organiza de forma horizontal. Os diversos círculos de organização e debate que compõem o partido-movimento são autônomos em seu funcionamento. Isso porque a Raiz pretende se colocar como auxiliar dos movimentos sociais e da sociedade civil.

Ao longo do último ano, foram diversos encontros regionais e nacionais que levaram à aprovação dos Estatutos da Raiz, em julho de 2015, e à organização interna do partido-movimento durante os meses seguintes. Agora, com o ato de fundação durante o Fórum Social Mundial, em janeiro deste ano, a Raiz dará início ao processo de coleta de assinaturas para obtenção de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).