Aldo Rebelo diz no Maranhão que pretende ampliar Projeto Rondon 

Na cerimônia de abertura da Operação “Bacuri” do Projeto Rondon, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou aos estudantes que pretende trabalhar para que o Rondon receba um número maior de participantes. “Nós queremos ampliar o alcance do Projeto Rondon para que se tenha um número muito maior de participantes.” O evento ocorreu no último sábado (16) no auditório da Federação das Indústrias do estado, em São Luís, com a presença do governador do estado, Flávio Dino. 

Aldo Rebelo diz no Maranhão que pretende ampliar Projeto Rondon

O ministro ressaltou a importância do programa na construção da cidadania da sociedade. “O projeto produz uma experiência mais profunda na nossa maneira de ver o País”, disse. Após a divulgação das novas diretrizes do Projeto, no fim de 2015, as novas perspectivas do programa ficaram voltadas para a formação cidadã do aluno, o legado deixado às comunidades e ao crescimento do Rondon.

“Estamos trabalhando para que em um futuro próximo tenhamos um grande incremento no número de rondonistas”, reforçou o coordenador do Projeto Rondon, brigadeiro Augusto César Amaral.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas também prestigiou a abertura da Operação. Segundo ele, o êxito do projeto está ligado ao envolvimento dos estudantes: “O entusiasmo da juventude é potencializado quando os jovens se voltam para compreender e trabalhar questões nacionais”, enfatizou.

Operação "Bacuri"

No período de 15 a 30 de janeiro de 2016, ocorre no Estado do Maranhão a Operação “Bacuri”, contemplando os municípios de Bacuri, Conceição de Lago Açu, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão. As ações tem como centro regional a cidade de São Luis (MA). A iniciativa realizada pela coordenação do Projeto Rondon conta com o apoio de 11 Instituições de Ensino Superior (IES).

Durante a operação "Bacuri", os “rondonistas” irão atuar, prioritariamente em conjunto, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Cada município receberá 20 voluntários de duas IES. A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.

As oficinas e palestras ministradas durante o período em que os rondonistas estarão no Maranhão serão de desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. aproveitamento total de alimentos, cultivo de hortas, reciclagem de materiais inservíveis e aumento das potencialidades turísticas, dentre outras.

O estado do Maranhão recebeu outras edições do Projeto Rondon e já teve 77 municípios beneficiados pelo maior programa de extensão universitária do país.

Homenagens

O nome da Operação "Bacuri" resgata e homenageia a memória de 12 jovens estudantes secundaristas do Município de Bacuri, que tragicamente tiveram suas vidas interrompidas quando voltavam da escola para casa.

O projeto é uma homenagem ao lendário sertanista, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que desbravou o território nacional no século 20.