Vanessa responde matérias jornalísticas sobre verba parlamentar 

A senadora Vanessa Grazziotin usou as redes sociais para esclarecer matérias jornalísticas sobre o uso da verba de apoio à atividade parlamentar, publicado no site da transparência do Senado Federal. Segundo a nota publicada em sua página do Facebook, a senadora diz que “a verba é utilizada de forma criteriosa, com rigoroso controle público e transparência”. 

Vanessa destaca papel do Senado nas crises política e econômica - Agência Senado

E avalia que “sem esse apoio material, apenas empresários, banqueiros, usuários da máquina pública em benefício próprio, detentores de contas na Suíça (…) poderiam desembolsar esse volume de recursos” para o cumprimento do mandato.

Leia a íntegra da nota:

Considerações sobre o uso da verba de apoio à atividade parlamentar, publicada quase em tempo real no site da transparência do Senado Federal e que foi objeto de matérias jornalísticas:

1) A verba de apoio à atividade parlamentar foi instituída para que os parlamentares possam exercer plenamente os seus mandatos, seja divulgando suas ações (a mídia não se ocupa dessas questões e isso é necessário, pois é a única possibilidade de ligação com a população), viajando aos seus estados e nos seus estados, atendendo reivindicações do movimento social, das instituições de ensino e pesquisa, bem como se fazendo presente nas inúmeras atividades inerentes ao mandato;

2) A referida verba é utilizada de forma criteriosa, com rigoroso controle público e transparência, a mesma pela qual sempre lutei, e com ações práticas, FUNDAMENTAL, para evitar desvios e corrupção, o que infelizmente não é respeitado por grande parte dos agentes públicos, como ocorre por exemplo no governo do meu estado e de Manaus, que figuram entre os menos transparentes. Essa é uma falta grave que priva os cidadãos de informações essenciais e da possibilidade de fiscalização;

3) Sem esse apoio material, apenas empresários, banqueiros, usuários da máquina pública em benefício próprio, detentores de contas na Suíça ou os que se transformam em empresários, enriquecendo após serem detentores de mandatos poderiam desembolsar esse volume de recursos. Trabalhadores, portanto, jamais poderiam exercer plenamente os seus mandatos e o parlamento se tornaria ainda mais conservador. E eu sei que a sociedade não quer isso. Não por acaso percebe-se que são os senadores de origem e características mais populares os que mais usam a verba;

4) Por fim, de minha parte digo que tenho muito orgulho de pautar meu mandato com independência e ética que, aliás, não vejo como bandeira, mas sim como conduta de vida!

5) Agradeço o justo reconhecimento, não apenas pelos sucessivos mandatos que o povo tem me conferindo desde 1988, mas por figurar por 6 ANOS consecutivos como uma das parlamentares mais atuantes e destacadas do Congresso Nacional.