Bolsonaro requenta mentira de 2015 sobre livros do MEC

Seguindo o roteiro tucano, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) requentou um vídeo nas redes sociais nesta semana em que volta a disseminar o factoide de que o Ministério da Educação distribui nas escolas públicas o livro Aparelho Sexual e Cia, “estimulando precocemente as crianças a se interessarem por sexo”, segundo ele.

Jair Bolsonaro - Reprodução

Essa conversa fiada já havia sido desmascarada em 2013 pelo próprio Ministério da Educação, mas como o que interessa para Bolsonaro não é a verdade, mas aparecer, ele voltou a publicar o vídeo.

O Ministério da Educação (MEC), por meio de nota, reafirmou que não produziu e nem adquiriu ou distribuiu o livro citado por Bolsonaro. O MEC afirma ainda que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta dos programas de distribuição de materiais didáticos levados a cabo pela pasta.

No vídeo, Bolsonaro diz que o governo distribuiu os livros para “estimular precocemente as crianças a se interessarem por sexo”. O livro, por sua vez, é uma publicação da editora Cia das Letras no Brasil. Já vendeu 1,5 milhão de exemplares em todo o mundo e foi publicada em 10 idiomas.

“O vídeo que apresenta as obras como sendo do MEC, em nenhum momento, comprova a vinculação do ministério aos materiais citados, justamente porque essa vinculação não existe”, enfatiza a nota.

Bolsonaro não se conteve. Além da história dos livros e educação pública no Brasil – que na sua opinião deve retroceder aos moldes da aplicada nos tempos da ditadura militar, marcada pela repressão a educadores e estudantes, tortura, perseguição, prisões e censura –, ele também disseminou ataques contra às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, sugerindo que quem recebe o benefício não é capaz de escolher de forma consciente seus representantes e avaliar criticamente a qualidade da educação de seus filhos.