Exposição mostra contribuição dos negros na enfermagem no Brasil 

Você sabia que a missão Rockfeller, coordenada pela enfermeira norte-americana Ethel Parsons, excluía as negras do processo de formação de enfermeiras? Sabia que o primeiro homem a estudar enfermagem na Universidade de São Paulo (USP) era negro? 

Exposição mostra contribuição dos negros na enfermagem no Brasil

Essas e outras histórias estão na nova exposição permanente do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, intitulada, História da Enfermagem Brasileira: a contribuição afrodescendente, aberta ao público desde o último dia 24 de novembro.

A exposição é um reconhecimento do trabalho de homens e mulheres que contribuíram e contribuem até os dias de hoje para uma enfermagem cada vez mais humanizada e preocupada com a qualidade da assistência prestada a população de nosso país.

Na sala multiuso está a exposição de curta duração, Maria Stella: mãe, enfermeira e imortal, contando a trajetória profissional da baiana Maria Estela de Azevedo, mais conhecida como Mãe Stella de Oxossi que é enfermeira e durante anos atuou na saúde pública da Bahia.

Tem ainda um painel com um recorte da pesquisa Perfil da Enfermagem Brasileira, realizada pela Fundação Osvaldo Cruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Serviço:

Local: Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery
Endereço: Rua João de Deus nº 5 – Pelourinho – Salvador-BA
Informações: (71) 3321-3819/ 5951