Livro sobre Soldados da Borracha será lançado no Sudeste 

Jose Romão Grande e George Teles “Carioca”, respectivamente presidente e vice-presidente do Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha Sindsbor), com base nos estados do Acre, Rondônia, Pará e Amazonas, viajam no mês de fevereiro para a região sudeste do Brasil, onde vão acompanhar o lançamento do livro “Soldados da Borracha – Os Heróis Esquecidos”.  

Livro sobre Soldados da Borracha será lançado no Sudeste

De acordo como vice-presidente George Teles, o lançamento acontece primeiramente no dia 22, no Memorial dos Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial, no Rio de Janeiro e, no dia 23, na Avenida Paulista em São Paulo. “Carioca” fez questão de destacar que o livro será também lançado no Congresso Nacional, porém a data para tal evento ainda não foi decidida.

O livro, que é um projeto do cineasta cearense Wolney Oliveira, relata o drama silencioso vivido por milhares de homens e mulheres, que foram enviados do Nordeste do país para a Amazônia como parte do esforço de guerra conhecido como a “Batalha da Borracha”.

O Sindsbor, empenhado em lutar pelos direitos desses trabalhadores, faz questão de acompanhar esse lançamento e parabeniza os autores, que estão destacando a luta desses importantes batalhadores.

Ao mesmo tempo em que a Segunda Grande Guerra convulsionava o mundo, no interior do Brasil um drama silencioso e quase invisível estava em curso. Milhares de homens e mulheres foram enviados do Nordeste para a Amazônia como parte do esforço de guerra conhecido como a “Batalha da Borracha”.

Verdadeiro “genocídio”

Decorridos 70 anos daqueles acontecimentos, os poucos “Soldados da Borracha” sobreviventes ainda lutam para terem reconhecidos seus direitos de equiparação aos pracinhas da FEB.

Para muitas organizações internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos), este episódio, desconhecido da história do Brasil, resultou em um verdadeiro "genocídio".

Para trazer à luz esta história pouco conhecida do público, a Escrituras Editora, em coedição com a Irê Brasil Produções Artísticas, lança Soldados da Borracha: os Heróis Esquecidos, obra que recebe o apoio do Ministério da Cultura (Minc).

O projeto e coordenação deste trabalho ficaram a cargo do cineasta Wolney Oliveira. Os textos são da jornalista Ariadne Araújo e do historiador Marcos Vinícius Neves, que reconstruíram esta história real por meio de intensa pesquisa, entrevistas e documentos da época.

Uma importante fonte de investigação foi a sugestão, posta em prática em novembro de 1943, da empresa dos Estados Unidos – a Rubber Reserve Company, de criação do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia, o Semta, cuja sede foi instalada em Fortaleza.