Rapaz preso durante manifestação em SP é solto após decisão da Justiça

A Justiça de São Paulo determinou a soltura de um rapaz mantido preso após a manifestação contra o aumento da tarifa no transporte público da última sexta-feira (8). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele foi liberado na tarde deste sábado (9).

pm-sp-passe-livre

O manifestante mantido preso foi preso em flagrante por supostamente ter atirado coquetéis molotov contra os policias que atuavam no protesto. No entanto, a equipe dos Jornalistas Livres flagrou os policiais que o prendeu colocando na mochila o material supostamente explosivo.

A decisão da juíza Tonia Yuka Kôroku, apontou a inexistência de uma verdadeira situação que justificasse a prisão. “A prisão se baseou em um vídeo, cujas imagens não são conclusivas e há dúvidas quanto a se o indiciado realmente portava os explosivos”, diz o documento.

Sobre as imagens dos Jornalista Livres que mostram policiais colocando os explosivos na mochila dos jovens, a secretaria informou que “não há indícios de má conduta por parte dos policiais militares”.

“A Polícia Civil aguarda as imagens sem edição que, de acordo com o advogado do preso, a repórter responsável pela divulgação do vídeo nas redes socais, prontificou-se a fornecer para investigação e perícia”, diz a nota.