Visitantes substituem parlamentares no recesso do Congresso 

No período de recesso parlamentar, os visitantes substituem, nos corredores do Congresso Nacional, os parlamentares, servidores, assessores e representantes de entidades que acompanham a tramitação dos projetos. O programa de visitação ao Congresso Nacional, que recebe turistas durante todo o ano, tem horários diferenciados durante os meses de dezembro e janeiro. 

Visitantes substituem parlamentares no recesso do Congresso - Ramila Moura

Jovens, idosos e até crianças participam dos grupos de visitantes. Lucas Maltese, de 15 anos, veio de São Paulo visitar a família da namorada em Brasília e visitou, pela primeira vez o prédio do Congresso. Ele gostou muito de conhecer as instalações que só conhecia pela televisão. E disse que a exemplo do Parlamento alemão, que ele também conheceu, o prédio do legislativo brasileiro é igualmente bonito, mas são diferentes – “o alemão é mais clássico, eu gosto mais, confessou, e o brasileiro é moderno, mas são bonitos os dois”, afirmou o rapaz.

Grazielle Pacini, 40 anos, também de São Paulo, já conhecida o prédio do Congresso. Desta vez, ela trouxe a filha e a sobrinha para fazerem o passeio. “É preciso trazer essa garotada para conhecer um pouco de história, né?” em uma pergunta retórica. Ela considera o prédio muito bonito e por isso, sempre que visita a tia, que mora em Brasília, procura fazer a visita ao Congresso.

As visitas são gratuitas, abertas ao público e têm duração aproximada de 50 minutos. Durante o recesso parlamentar, que vai até 31 de janeiro, as duas Casas Legislativas permanecerão abertas à visitação, das 8h30 às 17h30, com percursos iniciando a cada 30 minutos. Nesse período, não será necessário fazer agendamento prévio, nem mesmo de terça a quinta.

Aos finais de semana e pontos facultativos, a entrada acontece pela rampa principal que dá acesso ao Salão Negro. Em dias úteis, pela Chapelaria, com identificação no balcão da Câmara dos Deputados. Também haverá guias para acompanhar falantes de outros idiomas, nos seguintes horários: em inglês, às 11h45 e 16h15; em espanhol, às 12h15 e 16h45; e em francês às 12h45.

A coordenadora de Visitação Institucional da Câmara, Déborah Achcar, explica que durante o recesso parlamentar não serão aplicadas restrições quanto às vestimentas, com a liberação da entrada de pessoas com bermudas e regatas.