Devoção a São Benedito marca festas no interior do Pará

As cidades de Bragança e Santarém Novo, na região nordeste do Pará, realizam na segunda quinzena de dezembro festividades que homenageiam o santo. Em um misto de festa sacra e profana, as celebrações centenárias são marcadas por orações e músicas tradicionais como o retumbão e o carimbó. 

Marujada de bragança - Tarso Sarraf/o LIBERAL
Apesar de muito próximas geograficamente, as manifestações guardam muitas peculiaridades nas suas manifestações. Festividade com mais de 200 anos, a homenagem a São Benedito em Bragança ganha proporções gigantescas onde predomina o caráter sacro.

O ponto alto da festa que dura oito dias é a procissão de São Benedito que é realizada no dia 26 de dezembro. De acordo com organizadores da festa e da igreja católica a procissão deste ano reuniu de 100 a 200 mil participantes.

Entre este público uma boa parte se vestia de marujos, devotos de São Benedito que mantém a tradição das vestes em vermelho e branco e chapéus enfeitados, preservando uma tradição que foi herdada dos escravos.

A parte musical, no entanto, fica por conta das marujas que dançam o retumbão, em uma manifestação coordenada quase que exclusivamente pelas mulheres.

Território do carimbó

Ainda na ressaca do Festrimbó, que aconteceu de 18 a 20 de dezembro, a cidade de Santarém Novo realiza a festa de São Benedito de 21 a 31 de dezembro. São dez dias de ladainhas, alvoradas e muito carimbó no barracão da irmandade de São Benedito na cidade.

“Aqui, quase ninguém faz festa de fim de ano porque as pessoas não vão. Está todo mundo no barracão do carimbó”, explica Isaac Loureiro, ativista cultural, pesquisador e presidente da Irmandade do Carimbó de São Benedito.

Ele é um dos principais articuladores que fizeram de Santarém Novo um pólo catalisador da cultura tradicional no Pará. Mas não tem sido simples criar condições para a preservação da identidade do carimbó durante o ano inteiro.

Neste ano, por exemplo, a 13ª edição do festival aconteceu sem patrocínio, mesmo tendo o carimbó conseguido em 2014 o reconhecimento como patrimônio imaterial da cultura nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional  (Iphan). A campanha pelo reconhecimento começou no festival de Santarém Novo.

Novas gerações

Na luta pela preservação dos saberes popular a irmandade de São Benedito e a comunidade de Santarém Novo vê o carimbo se revigorar através das novas gerações. Crianças e jovens da comunidade incorporaram os toques e a forma de apresentação do carimbó e se apresentam durante os dez dias de festa.

O tradicional conjunto de carimbó Os Quentes da Madrugada traz agora músicos da nova geração com as presenças dos cantores da tradição mestre Ticó e Candinho, que se revezam até as quatro da madrugada todos os dias da festa no barracão.

Em Santarém Novo o traje para dançar no salão é peculiar: para os homens terno e gravata e as mulheres de saias longas e rodadas e blusas de mangas. Tudo com muito rigor para homenagear o santo.