Artistas gravam música em homenagem a estudantes de escolas ocupadas

Artistas de renome da MPB Chico Buarque, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos e Paulo Miklos gravaram uma música inédita para homenagear os alunos que ocuparam as escolas do estado de São Paulo durante os meses de novembro e início de dezembro.

Artistas gravam música em homenagem a estudantes de escolas ocupadas - Fernando Lemos

A harmonia ganhará um clipe e é resultado da Virada Ocupação, iniciativa da ONG Minha Sampa, que promoveu diversos shows e manifestações culturais no primeiro fim de semana de dezembro para apoiar o movimento dos estudantes.

Os alunos começaram a ocupar as escolas em novembro contra o intitulado Plano de Reorganização escolar, proposta do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que previa o fechamento de 93 unidades e a transferência de 311 mil alunos.

Os estudantes chegaram a ocupar mais de 211 escolas e com a pressão Alckmin anunciou a suspensão da reforma pelo menos até 2016. O secretário de educação do estado, Herman Voorwald, saiu do cargo após o anuncio da suspensão do plano de reorganização escolar.

Eles foram inspiração. Outros jovens, agora do estado de Goiás, começaram uma luta para que as medidas sugeridas pelo governador Marconi Perillo (PSDB) também não entrem em vigor.

Entre as propostas esta o fechamento de unidades que funcionem em período integral, o repasse da administração de algumas escolas públicas para as Organizações Sociais (OSs) e o de outras para a secretaria de Segurança Pública, na chamada militarização escolar.

Na última medida, os militares assumiriam a direção, mas a parte pedagógica continuaria sob a responsabilidade da secretaria de Educação. Implanta-se a disciplina da cartilha militar para os alunos, e,as vezes, é cobrada uma taxa ou contribuição voluntária em forma de mensalidade e matrícula.

O movimento goiano, que começou na semana passada, já ocupou 22 escolas.

Confira o clipe abaixo