Lula se solidariza com Chico e critica “analfabetos políticos”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua esposa, Marisa Letícia, divulgaram nota, na noite desta terça-feira (22), em solidariedade ao cantor e compositor Chico Buarque, que foi alvo de uma agressão no Rio de Janeiro, por causa de suas posições políticas.

Chico Buarque e Lula

Na última segunda, Chico foi cercado na rua por um grupo de jovens que se assumiam antipetistas e tentaram intimidar o cantor, questionando suas posições políticas de esquerda. Apesar da deselegância dos interlocutores, o artista permaneceu tranquilo, rebateu as provocações com ironia e reiterou de que lado está: “Eu acho que o PSDB é bandido, e aí?”, disse, respondendo ao xingamento de um dos agressores dirigido ao PT.

Na nota, Lula destaca a importância de Chico para a cultura brasileira. “Nosso maior artista, o mais fino intérprete da alma de nossa gente”, elogia o ex-presidente, lembrando que o cantor jamais se omitiu nas lutas pela democracia e justiça social.

Segundo ele, um artista com a trajetória de Chico “não merece ser ofendido, muito menos por sua coerência”. Para Lula, “é muito triste ver a que ponto o ódio de classe rebaixa o comportamento de alguns que se consideram superiores, mas não passam de analfabetos políticos”.

Confira, abaixo, a íntegra da  nota de Lula e Marisa:

Um abraço ao amigo Chico

Chico Buarque é um patrimônio da cultura e do povo brasileiro; nosso maior artista, o mais fino intérprete da alma de nossa gente. É admirado, por tudo o que fez e faz na música e na literatura, e respeitado, como cidadão consciente que jamais se omitiu nas lutas pela democracia e justiça social. Um brasileiro com essa trajetória, e que tem no sangue a herança do professor Sérgio Buarque e de dona Maria Amélia, não merece ser ofendido, muito menos por sua coerência. É muito triste ver a que ponto o ódio de classe rebaixa o comportamento de alguns que se consideram superiores, mas não passam de analfabetos políticos. Apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia. Receba, querido Chico, nossa solidariedade, sempre.

Lula e Marisa