Política para crianças – com elegância e rigor

A coleção Livros para o Amanhã inaugura a publicação de livros sobre democracia, ditadura e outros temas políticos e sociais para crianças de 8 a 10 anos de idade

Por José Carlos Ruy

A democracia pode ser assim

Dar presentes para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. E fica ainda mais difícil quando o presente é um livro. Ajudar a criança a pensar, formar seu interesse por questões públicas – e políticas, por que não? – pode se tornar um tormento para pais, tios, adultos, que queiram encontrar presentes interessantes, que agradem a este público honesto e, por isso, difícil. E que, em nossos dias, parece (parece, é bom frisar…) voltado sobretudo para mídias eletrônicas. Público que, diz a lenda, torce o nariz, para este tipo tradicional de dispositivo móvel de leitura: o livro.

Neste fim de ano – tempo em que esta necessidade fica aguçada principalmente em relação às crianças, a tarefa de presenteá-las ficou mais fácil: foram lançados os dois primeiros títulos da coleção Livros para o Amanhã, do selo Boitatá (Editora Boitempo): A democracia pode ser assim e A ditadura é assim.

Trata-se de uma ousadia editorial. São livros indicados para pequenos, entre 8 a 10 anos, produzidos por uma equipe multidisciplinar de educadores espanhóis. Na edição brasileira, os livros trazem um roteiro com questões para reflexão sobre o tema abordado e acréscimos especiais. A ditadura é assim foi ilustrada com as figuras de dois ditadores (Emílio Médici e Ernesto Geisel), criadas pelo artista espanhol Mikel Casal. A democracia pode ser assim foi ilustrada com a contribuição de leitores que enviaram fotos de sua infância, e com elas foi composto um belo mosaico nas capas internas do livro.

Thaisa Burani, editora da Boitatá, explica que, neste momento de efervescência política que vivemos, onde há uma demanda de pais e educadores por livros de qualidade, “as crianças passaram a se interessar mais por esses assuntos, a perguntar o que é democracia, o que é ditadura, e muitas vezes os tutores sentem falta de um material de apoio adequado”.

Estes livros não subestimam a inteligência dos pequenos leitores e procuram promover o aprendizado, o questionamento crítico e a construção de um senso de justiça social através da literatura.

O projeto original foi desenvolvido pela extinta editora catalã La Gaya Ciencia, logo após a queda da ditadura de Francisco Franco e o início da redemocratização espanhola. A coleção ressurge agora, para deleite e instrução cívica dos pequenos leitores. A nova edição tem trabalho gráfico inédito de quatro artistas contemporâneos!

Os títulos inaugurais da coleção são: A democracia pode ser assim, de Marta Pina – democracia é um regime político, e social, em que cada um é livre para fazer o que quiser mas, para que ninguém seja injustiçado, é preciso antes conhecer as regras do jogo. A ditadura é assim, de Mikel Casal, mostra o cotidiano de um emburrado Ditador para ilustrar como funciona a sociedade em um regime autoritário.

Os próximos títulos, que serão lançados no ano que vem, são As mulheres e os homens, de Luci Gutiérrez, e O que são classes sociais?, de Joan Negrescolor.

São livros para crianças… mas muito marmanjo vai querer ler também, e gostar!