Moradores querem debater requalificação do Centro de Salvador 

“O nosso Centro Histórico não é só paisagem, são as pessoas que lhe dão vida. Portanto, são nas pessoas que primeiro devemos pensar para que este processo de requalificação cumpra sua função social”. Com estas palavras, o deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) resumiu o pensamento do auditório lotado do Sindicato dos Bancários da Bahia, nesta segunda-feira (15), para discutir o Projeto de Requalificação do Centro Antigo de Salvador e a Manutenção das Famílias Residentes no Centro Histórico.  

Moradores querem debater requalificação do Centro de Salvador

A audiência pública foi organizada pelo deputado Davidson Magalhães, em parceria com o Movimento em Defesa da Moradia e do Trabalho (MDMT) e Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS). Todos manifestaram desejo de participar dos debates sobre as repercussões sociais e econômicos que a requalificação empreendida pelo governo estadual e federal provocará na área.

Davidson Magalhães salientou que os moradores devem ter sua permanência garantida, mas também ter oportunidades de geração de emprego e renda familiar. “É preciso olhar com cuidado os jovens em situação de vulnerabilidade social. A requalificação, além de sua permanência, deve implementar programas de integração social e dar-lhes perspectivas de futuro e oportunidade de educação e emprego”.

Para João Pereira, da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a grande preocupação “é que as requalificações que já ocorreram no passado tinham como consequência a exclusão dos moradores originais”. Ele defende a manutenção das pessoas que residem na área, muitas delas há décadas, e dão identidade ao local, a mulher que faz a trança, aqueles que praticam a capoeira, os que fazem artes plásticas etc.

Ao final da reunião, ficou definido que será formada uma Comissão dos Moradores para tentar acompanhar os debates sobre o projeto e que o deputado Davidson Magalhães promoverá audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília para tratar da requalificação do Centro Histórico de Salvador.