Manuela D'Ávila lidera pesquisa à Prefeitura de Porto Alegre  

A deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera o levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de Porto Alegre realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e publicado nesta segunda-feira (14) pelo jornal Correio do Povo. A parlamentar aparece na frente nos três cenários apresentados. A candidata manteria a liderança em qualquer uma das situações também em caso de segundo turno.

Manuela

A pesquisa realizada em Porto Alegre teve por objetivo avaliar a opinião da população da Capital sobre a administração municipal. Foram apresentados três cenários aos eleitores. Segundo os dados da consulta, a deputada estadual do PC do B, Manuela D´Ávila, venceria o pleito nos diversos cenários, incluindo eventual segundo turno onde ganharia mesmo com alternância de candidatos.

No primeiro cenário, Manuela D´Ávila lidera a pesquisa com 25,3%, pouco mais que o dobro da segunda colocada, a ex-candidata do Psol à Presidência da República, Luciana Genro, que aparece com 12,2% dos votos. Em terceiro lugar estaria o deputado federal do DEM Onyx Lorenzoni (9,7%), seguido da deputada federal do PT Maria do Rosário (9,1%) e do secretário de Educação do governo Sartori, Vieira da Cunha (PDT), com 8,7%, vindo a seguir o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do PMDB, com 5,7%; o presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque, com 4,8%; o presidente estadual do PSDB, Nelson Marchezan Júnior, com 3,8% e Kevin Krieger, com 1,6%, presidente do PP em Porto Alegre. Nesta pesquisa estimulada, 9,1% disseram não saber em quem votariam e 10,1% revelaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

Em um segundo cenário, com o ingresso do senador Lasier Martins (PDT), da ex-governadora Yeda Crusius (PSDB), do deputado federal Henrique Fontana (PT) e do deputado estadual Marcel Van Hatten (PP) como eventuais candidatos, Manuela D´Ávila segue na liderança, com 26,4%, seguida de Lasier Martins com 13,8%.

No terceiro cenário, quando é citado o nome de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) no lugar da ex-governadora Yeda Crusius (PSDB), Manuela D’Ávila mantém a liderança com 26,8%, vindo logo a seguir Luciana Genro, com 13,6%.

A pesquisa também consultou os eleitores sobre a possibilidade de segundo turno nas eleições. Em três cenários pesquisados, quando Manuela D’Ávila disputaria com Luciana Genro (Psol), Onyx Lorenzoni (DEM) ou Maria do Rosário (PT), a candidata manteria a liderança em qualquer uma das situações.