Movimento social organiza militância em todo o Brasil contra o golpe

Em preparação para o dia 16 de dezembro, dia Nacional de Luta contra o Impeachment, contra o ajuste fiscal e pelo Fora Cunha, entidades de diversos segmentos do movimento social realizam nos próximos dias ações de mobilização pelo Brasil. Na sexta-feira (11) acontecerá em Porto Alegre o lançamento oficial da Frente Brasil Popular com marcha pela democracia e na mesma data, em Minas Gerais, entidades realizam uma plenária contra o golpe.

Por Railídia Carvalho

Encontro Emergencias pede Fora Cunha - Fundição Progresso

O secretário de movimentos sociais do PCdoB do Rio Grande do Sul, Latino, vê Porto Alegre como um local que pode ser a vanguarda da resistência ao golpe. “Na verdade Porto Alegre tem tradição na questão da legalidade. Isso aqui toca muito. É característica a história de resistência aqui aos movimentos golpistas. É a capital do movimento da legalidade”, afirmou.

A panfletagem para esclarecer a população contra o golpe começou em Belo Horizonte mas será intensificada nas saídas de metrô e praças a partir da segunda (14). “A nossa leitura é que através da panfletagem intensificamos o diálogo direto com o povo”, disse Diogo Santos, secretário de Juventude do PCdoB de Minas Gerais.

Ele informou que na plenária de sexta o calendário de panfletagem será detalhado e compartilhado com o movimento. “Estaremos nas ruas dizendo ao povo que é preciso respeitar o voto popular e que o impeachment é proposta de quem perdeu a eleição e quer chegar ao poder sem passar pela escolha do povo”, disse Diogo.

Nesta quarta representantes de movimentos de cultura e do movimento de mulheres se posicionaram contra o golpe e pelo Fora Cunha durante o encontro Emergências, organizado pelo Ministério da Cultura na fundição Progresso no Rio de Janeiro.

Em entrevista coletiva, hoje em São Paulo, representantes das entidades que organizam o dia nacional de luta contra o impeachment divulgaram nota convocatória para o ato do dia 16.

Participaram da coletiva dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Central Única dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Intersindical e Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).

Agenda contra o golpe

Dia 11 de dezembro

Porto Alegre (RS)

9h, na Fetag, Lançamento da Frente Brasil Popular com as presenças de João Pedro Stédile (MST), Carina Vitral, presidenta da UNE e Miguelina Vecchio, vice-presidenta nacional do PDT e presidenta da Ação da Mulher Trabalhista. 14h, Marcha pela democracia no centro de Porto Alegre.

Belo Horizonte (MG)

18h30, no Sindicato dos Bancários, plenária organizativa Minas contra o Golpe pela Democracia.