CONFERÊNCIA ESTADUAL DO PCDOB 

 

CONFERÊNCIA ESTADUAL DO PCDOB DO ACRE

 A 14ª Conferência comunista no Acre fechou o ciclo das conferências municipais realizadas nas 22 cidades do estado.
O encontro estadual ocorreu no sábado, 28, no auditório da secretaria de Educação, que ficou lotado de militantes de todos os recantos acreano.
Duas presenças ilustre: o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, prestigiaram a reunião comunista.
Tião Viana declarou:
-Eu acompanho o PCdoB há muito tempo. É um partido que não foge à luta. Nesse momento de grandes dificuldades política por que passa o Brasil o PCdoB demarcou sua posição de defesa da democracia, do governo Dilma e contra as forças de direita.
O prefeito Marcus Alexandre, que deverá ser referendado pelo PT como candidato à reeleição, elogiou o partido seu vereador na câmara da capital e também o seu vice Marcio Batista, um ‘vice que tenho muito orgulho’.
Representantes de partidos aliados também usaram a palavra. Foi o caso do presidente do PT, Ermício Sena e Afonso Fernandes, do PTB, e do Professor Rivamar, do PSB.
O petista Ermício:
-A pesar dos resultados eleitorais não favoráveis na última eleição, a nossa aliança preferencial sempre foi com o PCdoB.
O petebista Afonso:
-Temos que nos espelhar no PCdoB porque é um partido orgânico, que se recicla, que está sempre unido nas decisões, e que, acima de tudo, não foge à luta.
O socialista Professor Rivamar:
– O PCdoB vive um momento importante porque nesse processo de Conferências Municipais filiar mais de 1.500 pessoas, principalmente neste momento de descrédito da política não é fácil.
Do lado dos comunistas, a certeza de que o partido segue o caminho certo com sua política. Edvaldo Magalhães declarou que ‘no momento em que se tentam criminalizar a atividade política, a organização partidária e a esquerda, o PCdoB mostra para os seus aliados que é um aliado leal e que não foge da luta.. É por isso que antes de iniciarmos nosso ato a satisfação e emoção de ver a nossa juventude mais animada do que aqueles que pregão o derrotismo. O PCdoB vai participar de forma maiúscula nessas eleições municipais com vários candidatos a prefeitos espalhados pelo nosso estado e centenas de candidatos a vereadores e vereadoras.
O ex-deputado e médico Eduardo Farias, declarou: ‘Em 16 municípios já decidimos candidaturas majoritárias e nomes fortes para vereadores nos 22 municípios. Principalmente, aqui em Rio Branco onde manteremos nossa posição de ocupar a vice novamente do prefeito Marcus Alexandre.
O deputado estadual do PCdoB, Janilson Lopes, por sua vez, disse que ‘é uma honra representar o partido no parlamento e participar das atividades e atos em todos os municípios conhecendo, ouvindo e em busca de novas lideranças.
Perpétua Almeida falou da sua felicidade com as conferências municipais e contou da sua emoção com a posse do ministro da Defesa, o comunista Aldo Rebelo.
Moisés emocionou o auditório da Educação ao relatar como o PCdoB foi fundado e consolidado, contando a trajetória política dos principais dirigentes e como a militância comunista surpreendeu com bons e importantes quadros em cada canto do estado. ‘Precisamos organizar a eleição do ano que vem agora, como se já estivéssemos em setembro. Aonde formos disputar a eleição a prefeito devemos iniciar um grande debate com a sociedade, discutindo os grandes temas da humanidade, pra ajudar construir um mundo mais tolerante, mais diálogo e mais consenso”.
Phantio da UJS, José Luiz, agora no comando da União da Juventude Socialista e o sindicalista Ray Menezes também se destacaram na conferência estadual levantando, cada um, os assuntos atinentes aos seus setores partidários.
Dos 64 eleitos para o Comitê Estadual, 31% são mulheres que, inclusive, várias delas, foram eleitas para presidir cinco comitês municipais.