Deputados do PCdoB e do PT irão ao STF contra impeachment

Tão logo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comunicou que aceitou dar seguimento ao pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, parlamentares do PT e PCdoB afirmaram que recorrerão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o andamento do processo.

Aprovado projeto para prevenção de desastres ambientais - Agência Câmara

O deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA), vice-líder do PCdoB na Câmara, afirmou que o Supremo já decidiu que não há rito estabelecido para o impeachment e que, então, Cunha estaria proibido de decidir.

“Não há, por exemplo, previsão de como será composta a comissão especial que vai julgar na Câmara. Não tenho como julgar se não houver rito previsto”, disse.

Rubens Pereira Jr é autor de um dos mandados de segurança que barraram o rito do impeachment que havia sido criado por Cunha. “Já temos uma série de mandados de segurança e outros recursos escritos para entrar imediatamente”, disse.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse que o ato de Cunha é revanchista e que será questionado no STF e nas ruas. “O Brasil não pode ser alvo de chantagem”, disse.

“Vamos ao STF porque não há um rito suficientemente definido para promover o impeachment devido às liminares do Supremo, então nenhum processo pode tramitar enquanto esse rito não estiver definido”, reiterou o deputado Wadih Damous (PT-RJ).