Lula: "Não há razão para que país duvide do seu futuro"

O ex-presidente Lula rebateu nesta segunda-feira (30), enquanto inaugurava um complexo frigorífico em Basiléia, interior do Acre, críticas feitas contra ele e a presidenta Dilma Rousseff. "É muito cômodo sentar na frente da TV e xingar a Dilma e o Lula", declarou, para em seguida incentivar os jovens a terem uma atitude mais participativa e entrarem na política.

Lula no Acre

Lula disse que "não há nenhuma razão para que esse país duvide de seu futuro" e destacou se orgulhar do fato de que as regiões Norte e Nordeste tenham sido as que mais cresceram enquanto ele era presidente. "Quero que esse país se desenvolva por igual", defendeu. "Os pobres tiveram direito a subir um degrau e têm direito de subir mais", acrescentou, em discurso ao lado do governador do Acre, Tião Viana (PT).

Também estiveram no ato os governadores de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), além dos vice-governadores da Amazônia e Rondônia.

O frigorífico da Estrada do Pacífico faz parte da estratégia do Acre de desenvolver a economia do estado fortalecendo as cadeias produtivas – da castanha, látex, e óleos para cosméticos, por exemplo – com agroindústria, cooperativas e pequenos produtores. "Tião, você tem que trazer outras fábricas para cá", disse Lula ao governador. "Espero que no ano que vem o Tião me convide para inaugurar outra fábrica", afirmou.

O diretor-presidente do Frigorífico, Paulo Santoyo, lembrou da abertura do caminho para o Pacífico que criou oportunidades para o Acre. "Esse frigorífico não estaria aqui se não tivesse essa rodovia, se não tivesse esse caminho do Pacífico. Quando Lula quis fazer essa rodovia, certamente teve uns 100 burocratas que devem ter dito para ele: 'você está louco presidente'. E ao fazer essa estrada ele abriu oportunidades para o Acre", disse.

Os governadores presentes na cerimônia homenagearam o ex-presidente. Wellington Dias defendeu Lula dos ataques políticos que vem sofrendo. “O que você fez está guardado na memória e no coração do brasileiro. Por isso estão atacando você. Minha vó dizia que não se joga pedra em árvore que não dá fruto.”