Eventos discutem caminhos para promover livro e leitura no País 

Às 14 horas desta segunda-feira (30) teve início, em Brasília, o 1º Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor. Na abertura do evento, no Senado Federal, em Brasília, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, falou sobre a necessidade de um grande esforço, a exemplo do Programa Fome Zero de combate à miséria, para combater a falta de interesse do brasileiro pela leitura. 

Eventos discutem caminhos para promover livro e leitura no País - blogdiariodonordeste

Os números de leitura no Brasil são dramáticos, afirmou o ministro, destacando que um livro tem uma tiragem de cerca de dois a cinco mil exemplares para uma população de mais de 200 milhões de habitantes. E que o número de leitores no Brasil é inferior a outros países da América Latina como Argentina e Chile.

Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), o encontro reúne agentes políticos, escritores e gestores de planos de livro e leitura para compartilhar experiências sobre o setor. A programação prevê a apresentação de casos brasileiros e de países como Colômbia, Chile, Finlândia e Uruguai na implantação de planos nacionais de leitura e práticas inovadoras em bibliotecas.

Durante o evento, o MinC e a Fundação Bill & Melinda Gates assinarão um memorando de intenções para estender, até 2018, parceria já existente em um projeto para potencializar uma rede de bibliotecas, com ações para promover a informação e a tecnologia em bibliotecas públicas no Brasil.

Será lançado ainda o site do projeto "Acessibilidade em bibliotecas" e o cadastro nacional de bibliotecas, que incluirá, além das públicas, as comunitárias e novos dispositivos de interação com os gestores das bibliotecas. As atividades do encontro seguem até quarta-feira (2 de dezembro).

Outros eventos

Outros três eventos, voltados apenas para gestores da área, aprofundam reflexões relacionadas ao setor do livro e da leitura e ao andamento de políticas públicas no Brasil e no exterior sobre o tema.

Com foco no fortalecimento e na qualificação de políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, o 1º Encontro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) terá apresentações de planos nacionais de leitura de países da América Latina, que, em diálogo com os planos estaduais e municipais das cinco regiões brasileiras, possibilitarão uma reflexão sobre o contexto atual de implantação e aprimoramento dos planos no Brasil. O evento será realizado no dia 3 de dezembro.

O 20º Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), que será realizado de 30 de novembro a quatro de dezembro, vai tratar da formação e do fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, com objetivo de elaborar com um diagnóstico da situação atual e um planejamento de ações de ampliação da atuação dos sistemas.

Já a 16ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) reunirá os Comitês do Proler de diferentes lugares do Brasil com a intenção de construir novas diretrizes para o próximo biênio, além de estratégias para se avançar na formação de mediadores de leitura.