PCdoB-RJ: Eleita nova direção, Batista é reconduzido à presidência

Os comunistas do Rio de Janeiro estiveram reunidos de sexta-feira (27) até este domingo (29) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) debatendo a conjuntura política do país e do Rio, bem como as perspectivas e desafios do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nos próximos anos.

Na sexta-feira (27), os comunistas do Rio de Janeiro iniciaram a 19º Conferência Estadual do PCdoB-RJ. Os delegados, suplentes e convidados puderam se credenciar desde a noite de sexta até o início da tarde do dia 28 de novembro.

Na noite de sexta o PCdoB-RJ realizou a abertura da Conferência com a leitura do regimento, promovida pelo secretário estadual de organização do comitê cessante, Natanael Firmino. Em seguida, o plenário pôde apresentar destaques ao regimento. Os destaques encaminhados foram apreciados e votados pelos (as) delegados (as).

Na sequência, o presidente estadual do comitê cessante do PCdoB, João Batista Lemos, apresentou ao conjunto de delegados o Projeto de Resolução Política e Atuação Partidária para a Conferência Comunista.

O dirigente do Comitê Central comunista, Ricardo Abreu Alemão, esteve presente e fez questão de destacar a complicada conjuntura nacional, salientando os desafios e perspectivas dos comunistas neste atual cenário. Alemão também ressaltou a situação política mundial, salientando a composição da correlação de forças no âmbito global.

Fim de semana de debate e eleições

Na manhã de sábado (28), os trabalhos da Conferência tiveram continuidade com o debate entre delegados e delegadas no plenário. Por volta das 11h teve início o ato político da 19º Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

João Batista Lemos iniciou o ato saudando a militância e os aliados do partido presentes; convidando importantes lideranças nacionais e do Rio de Janeiro para compor a mesa. Batista destacou a importância da unidade e da Frente Brasil Popular:

“Vimos que era muito importante construir um grande movimento político e social de massas através da Frente Brasil Popular. Temos uma experiência histórica em que sabemos que não dá pra sair desunido no movimento social, é preciso unir as forças progressistas, as forças de esquerda e o movimento social”.

Estiveram presente nomes como o da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB); a deputada estadual, Enfermeira Rejane (PCdoB); Ana Rocha (SPM-RIO); Cláudia Vitalino (UNEGRO); Nanci Rodrigues, presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Rio; Luciana da UBM; Alexandre Cardoso, prefeito de Duque de Caxias; o senador Lindbergh Faria (PT), o deputado federal, Wadih Damous;; o ex ministro Roberto Amaral; Washington Quaquá, presidente do PT-RJ e prefeito de Maricá; Epitácio Brunet (IBEP); Jorge Luiz Amaral (Sindicato dos Médicos RJ); Vitor Guimarães (MTST); Joilson Cardoso, vice-presidente nacional da CTB; Ricardo Alemão (Comitê Central); José Carlos Assis; Ronaldo Leite, presidente da CTB-RJ; Igor Mayworm, presidente da UJS-RJ; Kique Carvalho, representando a OAB-RJ; Leonardo Guimarães, presidente da UEE-RJ; Luiz Felipe Hadesh, presidente da UEES-RJ; Dani Balbi, dirigente nacional da UNA; Emir Mourad (FEPAL).

O prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, fez questão de destacar a relevância do PCdoB na luta política popular. Valorizando a postura e a atuação do Partido Comunista do Brasil em diversos momentos da história política do país: “O PCdoB dá exemplo aos partidos do Brasil com sua postura coerente e sua posição unitária na luta política”. 

Roberto Amaral destacou a importância da unidade e do papel coerente e decisivo que o PCdoB apresenta na Frente Brasil Popular e na luta por um Brasil mais justo e democrático.

Joilson Cardoso destacou o papel importantíssimo dos comunistas nas lutas do povo brasileiro e nas conquistas e batalhas da classe trabalhadora em nosso país. Ressaltando seu orgulho de atuar na vice-presidência da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A deputada estadual comunista, Enfermeira Rejane, destacou em sua fala ao plenário que:
“Somos um partido que defende a democracia, que defende as melhorias e os avanços para a classe trabalhadora. E é muito importante que possamos debater com muita coerência essas questões pois sabemos o lado em que estamos e o que queremos para o Brasil e para o povo brasileiro. Vamos em frente, vamos unidos porque tenho certeza que após esta conferência marcharemos com a nossa cara e com a nossa coragem no estado e nos municípios do Rio de Janeiro”.

O senador petista, Lindbergh Faria, também fez questão de ressaltar a importância do PCdoB para a luta política. Lindbergh ainda destacou que:

“Nós que conduzimos a inclusão social não podemos aceitar a regressão social. Temos que ser firmes para defender a presidenta Dilma, mas temos que dizer também que não queremos nenhum direito a menos para os trabalhadores brasileiros”.

A deputada federal e líder da bancada comunista no Congresso, Jandira Feghali, encerrou o ato político destacando que: “Chegar a esta conferência em um momento como este para nós é um motivo de muito orgulho e de muita honra, e mostra, acima de tudo, nossa capacidade de unir, de mobilizar, de se manter forte e unido nos momentos de grandes dificuldades.

Já tivemos momentos de dificuldades muito maiores, em que não tínhamos nem liberdade e nem a possibilidade de mostrar nossa legenda ou levantar nossa bandeira, mas nós estávamos ali. Com arma ou sem arma na mão, nas capitais ou no interior, esse partido desde que ele existe, existe com força, com garra e com muita determinação e sempre com muita coragem pra lutar”.

No domingo (29) os delegados e delegadas comunistas continuaram os debates e elegeram os membros do novo Comitê Estadual do PCdoB no Rio de Janeiro. Mais de 200 delegados (as) foram credenciados (as) nesta 19º Conferência Estadual.

Com muito debate e bastante democracia interna, os comunistas elegeram 71 camaradas para comporem a nova direção estadual do Partido Comunista do Brasil.

Em seguida, os novos (as) membros do Comitê Estadual se reuniram e, por unanimidade, reconduziram Joåo Batista Lemos à presidência do PCdoB-RJ.

Após ser reeleito, Batista fez questão de falar aos camaradas presentes no plenário, destacando que: “Eu agradeço a toda militância. Somente com muita unidade do partido nós vamos almejar os nossos objetivos. O PCdoB tem um rumo, e o rumo é o socialismo em nossa terra, e o caminho é o projeto de nação que passa pelas reformas estruturais. Por isso o Partido é imprescindível para a luta do nosso povo, da classe trabalhadora e das forças progressistas. Viva a unidade do Partido Comunista do Brasil”.

Abaixo, o novo Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil composto pelos (as) camaradas:

Alcimar Targino
Ana Rocha
Bárbara Melo
Beatriz Lopes
Carla Santos
Carlos Lima (Carlão)
Carlos Quintão
Carlos Henrique Carvalho (Kique)
Caíque Tibiriçá
Catia Griffo
Cláudia Vitalino
Daniel Iliescu
Dilcéia Quintela
Djalma Oliveira
Ediones Heringe (Johnny)
Edmilson Valentim
Edson Silva
Elias Jabour
Fabrício Marchi
Fernando Cid
Fernando Nogueira
Francisco Nacélio
Giovani Moreira
Helena Piragibe
Hélio Mattos
Igor Bruno
Igor Mayworm
Isaac Souza
Jacqueson Lima
Jandira Feghali
Jesus Cardoso
João Batista Lemos
João Carlos de Carvalho
João Xavier
Jorge Barreto
José Carlos Madureira
José Cláudio de Oliveira
José Olímpio
José Roberto Luna
Kátia Branco
Leonardo Guimarães
Lívia Fonseca
Luana Bonone
Luciana Silva
Manoel Jayme Ramos
Marcelo Pereira
Márcio Ayer
Marcos Costa
Marcos Pereira
Marcus São Thiago
Maria Celina
Maurício Ramos
Miriam Amaral
Mônica Custódio
Nanci Rodrigues
Natanael Firmino
Odete Rocha
Paulo César dos Santos (PC)
Paulo Farias
Paulo Vítor Coutinho
Priscila Pinheiro
Raimunda Leone
Rejane de Almeida
Ricardo Cappelli
Rodrigo Costa (Lua)
Rodrigo Weisz
Romário Galvão
Ronaldo Leite
Uirtz Sérvulo
Wagner Turques
Waldemar de Souza