PCdoB-RS: conferência reúne 500 pessoas em defesa da democracia 

O PCdoB-RS realizou neste sábado (280, sua 18ª Conferência Estadual, com a presença de cerca de 500 pessoas, sendo 379 delegados de 65 municípios, dentre elas lideranças políticas e sociais. Ao final, o evento elegeu sua nova direção estadual, composta por 63 membros — dos quais 37% são mulheres — e reelegeu Adalberto Frasson o presidente estadual. Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do PCdoB, fez a intervenção política de abertura do evento, realizado no Novotel, em Porto Alegre.

Sorrentino abordou o cenário político nacional, marcado pela ofensiva de setores conservadores contrários ao governo federal e por um Congresso fragmentado e com posturas reacionárias, que tem se pautado por projetos e posições frontalmente opostas aos direitos dos trabalhadores e do povo. “As forças políticas de esquerda, populares, comprometidas com o avanço, devem se unir para virar este jogo”, destacou. “O país precisa retomar o rumo do desenvolvimento”, completou.

O dirigente salientou ainda, em relação aos efeitos da Lava Jato sobre a economia, que é preciso avançar nos acordos de leniência já que as empresas envolvidas representam cerca de 1,5% do PIB, estimulam a economia, geram empregos e detêm conhecimentos técnicos importantes. "Isso é essencial para mantermos nossa indústria competitiva”, disse.  Ainda sobre esta questão, Sorrentino lembrou que a Polícia Federal deve estar submetida ao Estado brasileiro e, portanto, não pode colocar em risco o Estado democrático de direito.

Outra questão apontada foi a crise do capitalismo internacional. "Não foi o ajuste do governo Dilma o responsável pelos principais problemas de nossa economia; temos uma crise internacional que faz parte dos ciclos do capitalismo. Temos de retomar a iniciativa do crescimento para aprofundar as mudanças necessárias em nosso país".

Neste sentido, Sorrentino lembrou que momentos de crise podem abrir espaço para o crescimento de partidos como o PCdoB. "O ano de 2016 pode ser um bom momento para ocuparmos maior protagonismo político. Mais cedo ou mais tarde, a sociedade vai percebendo as diferenças", disse, lembrando que das 100 maiores cidades brasileiras, até o momento o PCdoB já tem candidatos a prefeito em 30. "Estamos prontos para seguir na luta pela democracia, pela retomada do crescimento, em defesa dos interesses nacionais e de um novo projeto nacional de desenvolvimento”.

 

Leia também:

PCdoB-RS divulga Resolução da 18ª Conferência Estadual


 
Após ConferênciaPCdoB-RS apresenta balanço da direção
 
Eleições 2016 são foco de análise do PCdoB-RS
 
Conferência do PCdoB-RS aprova moção em apoio à família do século 21

 

Crescendo na adversidade

Após a intervenção do dirigente nacional, o presidente estadual, Adalberto Frasson, abordou o quadro gaúcho. "Fomos derrotados por um governo que não tem compromisso com o Rio Grande do Sul e que, em um ano, só fez diminuir o papel do estado, reduzir e parcelar salários e precarizar as relações de trabalho. Mas, temos uma bancada firme e habilidosa para lidar com este contexto adverso na Assembleia Legislativa". Frasson destacou ainda que apesar das dificuldades enfrentadas pela esquerda em nível nacional e estadual, "o PCdoB tem conseguido crescer e se tornado uma real alternativa política, mostrando que é, de fato, o partido da esquerda renovada"

Além disso, defendeu "a união de forças que caminham do mesmo lado, sem sectarismo, em defesa de nosso país e de nosso povo, contra o conservadorismo e a onda de ódio estimulada por este setor com o apoio da mídia". Para tanto, disse que é necessário "unir trabalhadores do campo e da cidade, avançar na organização de nossas bases, criar maior ligação com nossos filiados e fortalecer as diversas frentes dos movimentos sociais". Para ele, esta é condição básica para "enfrentar o atual momento e avançar na transformação real da sociedade”.

Filiações

Durante a Conferência, foi realizada a filiação do líder do MST, João Carlos Camargo. Em sua fala, ele destacou a importância da “união dos trabalhadores do campo e da cidade", fazendo uma alusão à foice e ao martelo, principalmente neste momento, para o enfrentamento da onda conservadora. 

O secretário de Organização estadual do PCdoB, André Coutinho, apresentou o balanço da gestão que se encerrou. O documento destacou que a gestão ajudou a conduzir o partido "na sua afirmação e no seu crescimento em um cenário de intensa luta política e social do estado. Mesmo diante da ofensiva das forças conservadoras, da derrota das forças de esquerda no estado e da criminalização que a grande mídia faz da política, mais de seis mil comunistas — que lutam em defesa da democracia, do Brasil e do nosso povo — se mobilizaram em 118 Conferências Municipais, demonstrando a vitalidade do Partido e a disposição militante para enfrentar a atual situação e continuar no rumo do fortalecimento do  PCdoB”. 


Ato político

A 18ª Conferência do PCdoB-RS teve um ato político representativo, contando com a participação de destacadas lideranças políticas e sociais do estado que fizeram suas intervenções focadas na necessidade de se reverter o quadro político atual e avançar nas mudanças iniciadas no ciclo popular-democrático aberto em 2003 com Lula e continuado por Dilma Rousseff. 

Dentre eles, o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) traçou um paralelo entre o momento atual e outros enfrentados pelo Brasil, lembrando primeiramente a frase de Carlos Lacerda que se tornou símbolo do golpismo da elite brasileira. "O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar". Também citou as dificuldades enfrentadas por Juscelino Kubitscheck e a campanha da legalidade em 1961, que garantiu a posse de João Goulart. "Estes setores sempre tentam derrubar governos ligados ao povo. E o PCdoB sabe de que lado está".

Durante a conferência, o deputado também criticou o governo Sartori, destacando a necessidade de “combatê-lo sem tréguas” e defender "alternativas para a retomada do crescimento econômico do estado e o combate à sonegação e às posições neoliberais de redução do papel do estado".

A deputada estadual licenciada Manuela D’Àvila enfatizou a força da militância. “O PCdoB tem lutado para abrir caminhos de diálogo num momento de crise como este e de acirramento de posições. Tem sido firme na defesa do governo Dilma e, ao mesmo tempo, aconselhado para que seus rumos sejam mais progressistas, de mais avanços para o povo”. 

No que diz respeito ao cenário estadual, Manuela colocou que “por mais que tentem tolher nossa atuação na Assembleia Legislativa, temos denunciado e trabalhado contra as ações do governo Sartori que visam à implantação de um Estado mínimo, trazendo de volta o neoliberalismo dos anos 1990, um tipo de gestão que busca inclusive a retirada dos direitos dos trabalhadores. O governo tem atentado contra os servidores que deveriam ser seus maiores parceiros na construção do nosso estado. E este é o mesmo projeto conservador dos setores que tentam tomar o governo federal”.

Manuela também enfatizou, em relação a 2016, que o PCdoB deve “unir forças, disputar a consciência do povo e ser um partido maior, de massas, amplo e aliado aos que queiram o avanço de nosso país e de nosso povo”. 

O deputado estadual do PCdoB, Junior Piaia, declarou: "A nossa Conferência lotada mostra que estamos bem orientados, sabemos qual é o nosso papel neste momento de crise capitalista. Não queremos um sistema que amplia as desigualdades, que faz com que 1% da população detenha toda a riqueza. Vivemos um momento decisivo de acúmulo de força. Deixo aqui o meu agradecimento pela participação dessa galera que não foge da luta pela defesa da democracia!”

Adão Villaverde, deputado estadual do PT, representou seu partido no evento. "Tenho certeza de que esta conferência dará importantes contribuições à luta democrática, por um novo projeto nacional de desenvolvimento, para a construção de uma nação soberana". Para ele, o PCdoB tem papel fundamental "no enfrentamento à atual conjuntura marcada pelo conservadorismo, pelo retrocesso, pelo ódio, um momento de risco de retirada de várias conquistas e direitos do povo e dos trabalhadores e que busca acabar com os avanços dos últimos anos". 

O deputado federal do PTB, Luis Carlos Busato, saudou as posições assumidas pelo PCdoB e destacou: "não podemos perder de vista os direitos democráticos e trabalhistas conquistados no último período".

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, agradeceu pelo apoio dado pelos comunistas à causa de seu povo e presenteou o partido com o lenço símbolo da Palestina. Alzeben também destacou o apoio da presidenta Dilma à causa, lembrando declaração recentemente dada pela presidenta de que não haverá paz sem justiça ao povo palestino.

No ato político também estiveram presentes lideranças ligadas aos trabalhadores (CTB), juventude (UJS), movimento de combate ao racismo (Unegro), de combate ao preconceito (UNA-LGBT) e movimento feminista (UBM) dentre outros.

Novo diretório

O encerramento da Conferência se deu com a eleição da nova direção do PCdoB RS para os próximos dois anos. Dentre os principais desafios estão a preparação do partido para as eleições de 2016; o crescimento e o fortalecimento da luta dos movimentos sociais em defesa da democracia, contra o golpismo e pela retomada do desenvolvimento. A conferência também aprovou moção de apoio ao projeto de lei do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) que propõe o Estatuto da Família do Século 21.

Conheça abaixo a composição da nova direção do PCdoB-RS.

Direção eleita Comitê Estadual do PCdoB RS – 2016/2017

01- Abgail Pereira – Pedagoga, ex-Secretária de Estado de Turismo, membro do Comitê Central e do Comitê estadual cessante
02- Adalberto Luis Frasson – Bacharel em Filosofia, Estudante de Gestão Pública, Membro do Comitê Central, Presidente Interino do Comitê Estadual cessante
03- Adriana Santos*- Jornalista, Assessora da CTB/RS, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre
04- Alex Necker- Bacharel em Direito, Vereador em Passo Fundo, membro da direção Estadual cessante e da Direção Municipal de Passo Fundo
05- Andre Fettermann Coutinho- Administrador, Secretário de Organização do Comitê Estadual cessante, Coordenador da Bancada do PCdoB na ALERGS
06- Angelo Zeni*- Advogado, Assessor do Deputado Juliano Roso, Coordenador da Regional Missões/Celeiro, membro do Comitê Municipal de Santa Rosa
07- Assis Flavio da Silva Melo-Metalúrgico, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, membro do Comitê Central, Comitê Estadual cessante e Comitê Municipal de Caxias do Sul
08- Carlos Fernando Niedersberg- Professor, químico, Membro do Comitê Central, Secretário de Formação do Comitê Estadual cessante
09- Clomar Martins Porto -Jornalista, Secretário de Comunicação do Comitê Estadual cessante
10- Clóvis Dias Silva -Administrador, Membro da UNEGRO/POA, Responsável pelo Departamento de Quadros do Comitê Estadual membro da Comissão de Organização do Comitê Estadual cessante
11- Córa Chiappetta -Pedagoga, Secretária Estadual de Finanças Interina, Professora da Escola de Formação, membro da Comissão de Organização e do Comitê Estadual cessante
12- Cristina Ely -Publicitária, Assessora da Bancada do PCdoB na ALERGS, Secretária Estadual de Juventude do Comitê Estadual cessante
13- Daniel Vieira Sebastiani – Professor, membro da FMG, do CEBRAPAZ , professor da Escola de Formação do Comite Estadual cessante
14- David Fialkow Sobrinho – Economista, Professor da Escola de Formação do Partido, Chefe de Gabinete da Bancada do PCdoB na ALERGS e membro do Comitê Estadual cessante
15- Deo Deodato Gomes – Dentista, Presidente do Comitê Municipal de Caxias do Sul , membro do Comitê Estadual cessante
16- Edison Puchalski – Administrador de Empresas, Secretário de Organização do Comitê Municipal de Porto Alegre, membro do Comitê Estadual cessante
17- Elis Regina Vargas * – Contabilista, Presidente da UNEGRO Estadual e do CODENE, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre
18- Emília Terezinha Xavier Fernandes -Professora Aposentada, Primeira Senadora do Rio Grande do Sul, Presidente do Forum de Mulheres do Mercosul, membro do Comitê Central e do Comitê Estadual cessante
19- Eremi Fatima da Silva Melo -Metalúrgica, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e da CTB Nacional e Estadual, membro do Comitê Estadual cessante
20- Fabiane Dutra * -Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, membro da UBM, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre
21- Fabíola Loguercio * – Estudante, Dirigente da UJS/RS, Diretora da UBES
22- Gabriele Gottlieb – Advogada, Assessora da Bancada do PCdoB na ALERGS, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre e do Comitê Estadual cessante
23- Getulio Vargas Junior * – Secretário de Finanças da CONAM, membro do Conselho das Cidades, diretor da UAMPA, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre
24- Giovani Culau * – Estudante, Presidente da UJS POA, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre
25- Gislaine Maria Pacheco – Presidente do PCdoB de Viamão, membro do Comitê Estadual cessante
26- Guiomar Vidor – Advogado, Presidente da CTB/RS, Presidente da FECOSUL, membro do Comitê Estadual cessante
27- Irani da Silva Teixeira – Educador, Vereador em Cachoeirinha, membro da Direção Muncipal em Cachoeirinha, membro do Comite Estadual cessante
28- Ivandro Rodrigo Morbach – Estudante do curso de Políticas Públicas, assessor da Bancada do PCdoB na ALERGS, Secretário de Movimentos Sociais e membro do Comitê Estadual cessante
29- Jorge de Paula * – Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito de Bagé, Membro do Comitê Municipal de Bagé, membro da Coordenação Regional SUL da Secretaria Estadual de Organização
30- Jorge Luis Moreira dos Santos – Tecnologo em Gestão de Turismo e Hospitalidade, Membro da Comissão de Organização, Coordenador da Regional do Vale dos Sinos e Caí, membro do Comitê estadual cessante
31- José Vieira Loguércio – Funcionário Público Federal aposentado, doutor em Ciência Política, membro da FMG, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre e do Comitê Estadual cessante
32- Juliano Roso – Professor, Deputado Estadual, Líder da Bancada do PCdoB na ALERGS, Presidente da Comissão de Ética da ALERGS, Presidente do PCdoB em Passo Fundo, membro do Comitê Estadual cessante
33- Julio Cesar de Lima Ribeiro – Professor Estadual, Presidente do PCdoB em Canoas, membro do Comitê Estadual cessante
34- Junior Carlos Piaia – Economista, Deputado Estadual suplente no exercício do mandato, membro do Comiê Municipal de Ijuí e do Comitê Estadual cessante
35- Jussara Rosa Cony – Farmacêutica, Vereadora em Porto Alegre, Membro do Comitê Municipal de Porto Alegre, dirigente da UBM/RS, Secretária Estadual Para Questão da Mulher do Comitê Estadual cessante
36- Luciana Pereira da Silva (Cuca) * – Professora Municipal, Presidente do Conselho do PREVIMPA, membro do SIMPA
37- Luis Carlos Mattozo * – Comerciário, Assessor da Bancada do PCdoB, Presidente do Comitê Municipal de Pelotas
38- Magda Schimit * – Professora Estadual, Conselheira do CPERS, Presidente do PCdoB Erechim
39- Manuela Pinto Vieira D'Ávila – Jornalista, Deputada Estadual, Membro do Comitê Central e do Comitê Estadual censsante
40- Marcio Dejalmo * – Professor Estadual, Diretor do Núcleo do CPERS em Tramandaí, Membro do Comitê Municipal de Tramandaí, membro da Coordenação Regional Liotoral Norte da Secretaria Estadual de Organização
41- Marcio Pereira Cabral – Pedagogo, Presidente do Comitê Municipal de Porto Alegre, membro do Comitê Estadual cessante
42- Marcos Puchalski – Estudante de Direito, assessor da Comissão de Ética da ALERGS, membro da Comissão de Organização e do Comitê Estadual cessante
43- Maria Luiza Bicca Bragança – Advogada, Secretária de Turismo em São Gabriel, Presidente do Comitê Municipal, membro do Comitê Estadual cessante
44- Maribel da Rocha Wagner – Vereadora em Gravataí, Presidente do Comitê Municipal, membro do Comitê Estadual cessante
45- Matheus Junges Gomes – Estudante de História, Empresário, Secretário da Administração e Atendimento ao Cidadão em Torres, Presidente do PCdoB em Torres e membro do Comitê Estadual cessante
46- Néio Lúcio Fraga Pereira – Médico, diretor do GHC, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre e do Comitê Estadual cessante
47- Julio Martins- Advogado, ex-vereador Rio Grande, membro do Comitê Estadual cessante
48- Raul Kroeff Machado Carrion – Historiador, Presidente da Fundação Maurício Grabois, membro da Comissão Nacional do Comitê Central em Comemoração aos 100 Anos da Revolução Russa, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre e do Comitê Estadual cessante
49- Roger Daniel Correa – Vereador em Novo Hamburgo, Presidente do PCdoB em Novo Hamburgo, membro do Comitê Estadual cessante
50- Rosane Simon – Comerciária, Vereadora em Ijuí, Presidente do Comitê Municipal e do Comitê Estadual cessante
51- Silvana Brazeiro Conti – Professora, Coordenadora do SIMPA/POA, militante da LBL, UNA, UBM, membro do Comitê Municipal de Porto Alegre do Comitê Estadual cessante
52- Silvio Luis Frasson – Comerciário, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul , membro do Comitê Municiapal de Caxias do Sul e do Comitê Estadual cessante
53- Solange Carvalho * – Professora Estadual, Vice-Presidente do CEPERS
54- Tania Regina Maciel Antunes – Advogada, Conselheira da OAB/RS, Assessora da Comissão de Ética da ALERGS, membro do Comitê estadual cessante
55- Tiago Augusto Morbach – Jornalista, Presidente da UJS Estadual, membro do Comitê Estadual Cessante
56- Ticiana de Oliveira Alvares – Economista, Vereadora Suplente em Porto Alegre, vice-Presidente do PCdoB da Capital, membro do Comitê Estadual cessante
57- Todson Marcelo de Andrade – Metalúrgico, Presidente do Sindicato dos Metalurgicos de Carlos Barbosa, Presidente do PCdoB em Carlos Barbosa, membro do Comitê Estadual cessante
58- Vitor Fernando da Silva Souza – Vereador, membro do Comitê Municipal de Campo Bom, membro do Comitê Estadual cessante
59- Zaqueu Kei Claudino * – Professor, Membro da Federação das Organizações Indígenas do Rio Grande do Sul, membro da Direção Municipal de Redentora
60 – João Carlos Camargo – Assentado há 25 anos no município de Ulha Negra, no assentamento Conquista Fronteira. É produtor de sementes agroecológicas e militante do MST no estado do RS desde a criação do movimento, nos anos 80. Tem participado de diversas atividades comunitárias e em cooperativas.
61 – Marcelo Machado dos Santos – Servidor público da Secretaria da Fazenda de Alvorada, formado em Ciências Contábeis com especialização Gestão Pública; cursa Contabilidade, Auditoria e Finanças Públicas na UFRGS. Foi vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Alvorada e secretário de Administração, de Planejamento, Fazenda e Obras de Alvorada. Foi, ainda, vereador pela cidade e concorreu a vice-prefeito. Também foi diretor administrativo da Fase.
62 – Luiza Bezerra – dirigente da Federação dos Bancários do RS
63 – Tonhão / Antonio Carlos Santos – assessor sindical da CTB, mora em Farroupilha.