Deputado anuncia recursos para construção de CVTs na Bahia 

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-Ba) anunciou esta semana que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai liberar R$ 8,6 milhões para que a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia implante a Rede Estadual de Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais de Economia Solidária e Desenvolvimento Local Sustentável (CVT). 

Deputado anuncia recursos para construção de CVTs na Bahia - Ass. Dep. Davidson Magalhães

Segundo o Plano de Trabalho do Projeto, as primeiras liberações de recursos acontecerão ainda este ano, e depois, de forma gradual, em 2016 e 2017. Em Itabuna, será construído o Centro Vocacional Tecnológico do Cacau e do Chocolate, que além das características originais se adaptará às demandas de inovações tecnológicas da lavoura cacaueira e do chocolate artesanal, “garantindo desenvolvimento econômico e social para a região”, resume o deputado.

Novos horizontes

Davidson Magalhães explica que “a rede vai avançar nos elos das cadeias produtivas, melhorar a qualidade de produtos, promover formação de gestores e trabalhadores, além de disseminar a cultura da inovação e do desenvolvimento de tecnologias sociais, na perspectiva da inclusão pela via do trabalho decente”.

Davidson Magalhães considera ainda que “os centros incentivarão a economia solidária, o cooperativismo e a outras formas de inserção ocupacional e geração de trabalho e renda numa perspectiva sustentável e solidária”.

O deputado observa que “abrir novos horizontes profissionais aos cidadãos baianos, através da qualificação profissional é o caminho a seguir para melhorar a qualidade de vida, de autoestima e em favor da qualidade dos produtos e serviços prestados pelo cidadão baiano”.