Simon recua e diz que só concorre “em último caso”

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recuou nesta sexta-feira da possibilidade de concorrer à Presidência da República, como foi divulgado pela imprensa gaúcha. Simon, que é forte candidato à reeleição como senador

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recuou nesta sexta-feira da possibilidade de concorrer à Presidência da República, como foi divulgado pela imprensa gaúcha. Simon, que é forte candidato à reeleição como senador, disse que só aceitará concorrer se seu nome for a última alternativa para a tese da candidatura própria.

Segundo o jornal Correio do Povo, Simon se reuniu ontem com Orestes Quércia, Itamar Franco e Anthony Garotinho em São Paulo. O político teria afirmado que, caso o partido decidisse por seu nome, "não poderá fugir à responsabilidade". No entanto, Simon também negou que tenha se encontrado com Itamar. Ele, no entanto, fez questão de frisar que acredita que muitos nomes são melhores que o seu.

Em entrevista para uma rádio gaúcha, nesta sexta-feira, o senador Pedro Simon reiterou que "está rezando para não ser o candidato à Presidência da República". O seu nome, porém, é visto como a melhor alternativa para evitar a polarização entre PT e PSDB nas eleições de outubro.

o ex-presidente da Câmara Federal, vereador Ibsen Pinheiro, está em Brasília em missão partidária do PMDB, articulando a candidatura de Simon à Presidência. Ele entende que nesse momento são grandes as chances do partido indicar o senador gaúcho ao Palácio do Planalto. Segundo ele, tanto Temer quanto Quércia, Itamar e Garotinho viram o nome de Simon como uma boa indicação.

Nesta sexta-feira, em plenário, o senador fez um apelo à ala governista de seu partido, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e ao ex-presidente José Sarney para que o partido tenha candidatura própria à Presidência da República nas eleições de outubro.

Simon disse ter ouvido rumores de que haveria um movimento para transferir a convenção do PMDB, prevista para 11 de junho, para o dia 29 do mesmo mês, o que, na sua avaliação, enterraria de vez a tese da candidatura própria.

"Se o PMDB for para essa eleição sem candidato, poderá eleger grande número de deputados e senadores, mas o partido acabou.Agora, se o PMDB tiver uma linha, um princípio, pode ser um grande partido", apostou o parlamentar. 
 
Fonte: Redação Terra