Em Brasília, Flávio Dino defende projetos para o Maranhão

A continuidade dos projetos de pesquisa na Base de Alcântara, a formação de novos pesquisadores e a expansão dos programas de difusão científica no Maranhão foram alguns dos temas apresentados pelo governador Flávio Dino ao ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, durante viagem à Brasília, esta semana. 

Em Brasília, Flávio Dino defende projetos para o Maranhão - MCTI

Flávio Dino acredita que a retomada dos investimentos na Base de Alcântara é essencial para a soberania e fundamental para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país.

“Consideramos uma questão essencial para a soberania e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia do país. Por isso, convidei o ministro Pansera para visitar o centro de lançamento de foguetes, junto com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, a fim de articular um diálogo, porque é preciso uma nova orientação, que substitua o acordo rescindido e norteie um caminho para o Programa Espacial Brasileiro.”

Segundo Dino, desde a formalização do rompimento do pacto bilateral, em julho, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vem lançando foguetes com experimentos meteorológicos, para manter suas atividades.

“Eu penso que é preciso, neste momento, ter um novo caminho que viabilize a base, inclusive comercialmente, porque ela tem uma localização estratégica privilegiadíssima. Já houve um imenso investimento, com décadas de pesquisa e a criação de artefatos aeroespaciais”, afirmou.

Na visão do governador, o Brasil teria como alternativas desenvolver um programa autônomo, “que demandaria uma série de investimentos”, ou um novo acordo internacional. “Para isso, é importante que a comunidade científica brasileira, organizada em torno do MCTI e do Ministério da Defesa, aponte um rumo claro, porque isso é fundamental para o Brasil e para o Maranhão.”

Popularização da ciência

Na oportunidade, o governador apresentou ao ministro projetos de educação voltados para a popularização da ciência no Maranhão. O governador também apresentou a proposta de criação do Museu de Ciência e Arte Contemporânea do Maranhão, a implantação do Parque Tecnológico de São Luís e das Cidades Digitais.

Outro ponto debatido com o ministro Celso Pansera foi a construção dos Centros de Vocação Tecnológica (CVTs) nos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). O governador explicou que os CVTs funcionarão como centros de referência da economia regional.

“Estamos trabalhando para diminuir as desigualdades regionais incentivando a formação de novos pesquisadores e formando as bases para um cenário propulsor na expansão do conhecimento e da ciência no estado”, disse o governador do Maranhão.

Mutirão previdenciário

Na agenda em Brasília, o governador participou de reunião com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, quando Flávio Dino sugeriu a implantação do Mutirão Previdenciário nos municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Maranhão.

A ideia é que os funcionários das agências da Previdência Social auxiliem os moradores dessas regiões em temas como aposentadoria rural, concessões de auxílio doença, salário maternidade e amparo social a pessoas com deficiência.

O Mutirão Previdenciário será uma das ações de cidadania destinadas aos municípios que apresentam os menores indicadores sociais no estado. O governo investe em 23 ações nas áreas da Saúde, Educação, Produção, Saneamento, Moradia, Água, Alimentação para combater as desigualdades sociais nessas cidades maranhenses.

O governador solicitou ainda ao ministro Miguel Rossetto a liberação de recursos do Ministério do Trabalho para a expansão e estruturação de novas agências do trabalho nos municípios do Maranhão. O secretário da Representação em Brasília, Ricardo Cappelli, participou das audiências com os ministros ao lado do governador Flávio Dino.