Angela Albino defende manutenção do orçamento do Bolsa Família 

A possibilidade de corte no orçamento do programa Bolsa Família foi tema de pronunciamento da deputada Angela Albino (PCdoB-SC) na reunião da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara desta quarta-feira (25). A parlamentar aproveitou a presença do relator setorial do orçamento para 2016, deputado João Arruda (PMDB-PR), para fazer um apelo para que não haja cortes no programa. 

Angela Albino defende manutenção do orçamento do Bolsa Família - Ass. Dep. Angela Albino

“Como ex-secretária de Estado da Assistência Social sou testemunha do quanto o programa é capaz de gerar dignidade ao povo brasileiro. Sou de um estado que vive uma excelência de qualidade de vida, mas tem uma pobreza bastante significativa que só é alcançada com o Bolsa Família e outros programas de transferência de renda”, afirmou a deputada.

“Em nome do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas) e em nome dos 50 milhões de cidadãos e cidadãs brasileiras que mais precisam e hoje tem uma vida melhor por causa do programa, peço para que Vossa Excelência reveja posição acerca do corte no orçamento”, apelou Angela.

A fala da deputada é um reforço a posição da presidenta da República, Dilma Rousseff, que recentemente afirmou que "o Bolsa Família nem é esmola nem é coisa para sustentar gente que não quer trabalhar, é um programa estruturante, que estrutura a economia local. É um programa de inclusão social."

Em outubro deste ano, ao completar 12 anos de existência, o Programa Bolsa Família comemora o fato de ter contribuído de maneira decisiva para o combate à fome e à pobreza no Brasil. Entre 2002 e 2013, o número de pessoas subalimentadas no nosso País caiu em 82% e a própria Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o Bolsa Família como fundamental para a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome.