Deputado diz que Frente das Ferrovias vai lutar pela Fiol 

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) foi eleito, nesta segunda-feira (24), coordenador do Nordeste da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias., Ele afirmou que o foco de sua atuação será em torno da implementação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). 

Deputado diz que Frente das Ferrovias vai lutar pela Fiol

“Devido à sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste e a importância que ela tem para desenvolvimento econômico e social do sul da Bahia”, disse o parlamentar.

A Fiol terá 1.527 km de extensão, ligando o porto de Ilhéus às cidades baianas de Caetité e Barreiras até Figueirópolis, no Tocantins. A ferrovia cria alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância, favorece a multimodalidade, interliga-se à malha ferroviária brasileira e propõe uma nova logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração, através do terminal portuário de Ilhéus.

Para o deputado a ferrovia “incentivará investimentos na região e será uma sinalização de caminho para a retomada do desenvolvimento da região sul do estado”.

O objetivo da Frente Parlamentar das Ferrovias, cujo presidente é o deputado Pedro Uczai (PT- SC), é discutir os assuntos do setor ferroviário como prioridade entre as politicas públicas governamentais, “por ser um transporte mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, e que promove o desenvolvimento e a integração das regiões”, disse Davidson.